Restauração
Impacto Covid-19 no Desperdício Alimentar
A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) pretende desenvolver um retrato do impacto da pandemia causada pela Covid-19 ao nível das perdas e desperdício alimentares, que será apresentado no dia 29 de setembro, Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares.
Restauração
Desperdício Alimentar – Divulgação dos Manuais Doação
Para que se aumente a doação de alimentos e para que esta se realize de forma confiável, a DGAV, enquanto autoridade competente e reguladora da matéria alimentar, pretende prestar todos os esclarecimentos e de uma forma prática e positiva, clarificar procedimentos e dissipar dúvidas que ainda persistam, com a divulgação dos Manuais: “ Doação de Alimentos Seguros - Instituições de Solidariedade Social” e “Doação de Alimentos Seguros - Perguntas e Respostas”.
Restauração
Concurso público: selo distintivo “Produção sustentável, Consumo responsável”
A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar lançou um concurso público para a seleção de um selo distintivo "Produção sustentável, Consumo responsável" com vista à sua utilização por parte, designadamente, dos operadores económicos e das entidades públicas e entidades privadas.
Restauração
Medir o Desperdício Alimentar
O desperdício alimentar é um dos principais problemas a nível económico, ambiental e social que se verifica nos dias de hoje, de acordo com a FAO, cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente nível mundial é desperdiçado.
Restauração
32 restaurantes de Ponta Delgada recebem selo de boas práticas de reciclagem
O principal objetivo deste encontro, promovido pelo Governo Regional açoriano, passou pela apresentação da oferta formativa para o ano letivo 2019/2020, que abrange o ensino profissional, o programa Reativar e a formação de ativos, dirigido aos setores da Agricultura, Construção Civil e Turismo.
Restauração
Menos Plástico, Mais Ambiente
Menos Plástico, Mais Ambiente foi a campanha que AHRESP implementou em 2018 e no âmbito da qual AHRESP realizou inquérito juntos dos estabelecimentos para avaliar a utilização de matérias de plástico descartável. Conheça os resultados do inquérito.
Restauração
Óleos Alimentares Usados
Regras na recolha de Óleos Alimentares Usados- Obrigatoriedade de Guias Eletrónicas de Acompanhamento de Resíduos: Sempre que é efetuada uma recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) é obrigatório emitir uma Guia de Acompanhamento de Resíduos que, desde 1 de janeiro, é eletrónica. Saiba como proceder.
Restauração
Verdoreca
Verdoreca: o que mudou em janeiro de 2018? Deixa de ser necessário ao estabelecimento HORECA aderir a um sistema próprio para a separação das embalagens produzidas no seu espaço comercial. Mantém-se, no entanto a obrigatoriedade de separação de todos os resíduos de embalagens produzidos.
Turismo
Contribuição sobre embalagens de utilização única em vigor a 1 de julho
O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, um dos principais apoios ao investimento que têm sido disponibilizados no quadro dos fundos comunitários, visa promover a inovação empresarial
Turismo
Guia sobre alegações ambientais na comunicação comercial
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) e a Auto Regulação Publicitária (ARP) desenvolveram um guia explicativo sobre as práticas comerciais das empresas que associam as suas marcas ao tema da sustentabilidade.
Turismo
Novas regras para determinados produtos de plástico de uso único
Já foi publicado o decreto-lei nº 78/2021 que transpõe a Diretiva (UE) 2019/904, relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente, e que altera as regras relativas aos produtos de plástico nos pontos de venda de pão, frutas e legumes.