32 restaurantes de ponta delgada recebem selo de boas práticas de reciclagem

Um total de 32 restaurantes em Ponta Delgada cumpriu os parâmetros de reciclagem no âmbito do “Urban-Waste”, um projeto piloto que agrega 11 cidades europeias, com a capital açoriana a ser uma das duas participantes em território nacional, a par de Lisboa. Aos restaurantes que cumpriram o programa, foi entregue um selo de participação, para ser afixado em zona visível do estabelecimento.

Portas da Cidade de Ponta Delgada. A capital açoriana aderiu ao projeto europeu “Urban-Waste”.

Este projeto está inserido no programa “Horizonte 2020”, que visa o desenvolvimento e aplicação de estratégias urbanas para a gestão de resíduos em cidades turísticas. Na cidade micaelense, este projeto foi coordenado Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a AHRESP, na promoção e implementação da medida junto dos restaurantes aderentes.

Neste âmbito, entre maio e outubro do ano passado, foram desenvolvidas várias iniciativas com vista à prática da correta separação dos resíduos produzidos, com enfoque para a importância desse comportamento na diminuição dos impactos negativos para o ambiente.

Para além de Ponta Delgada, as cidades envolvidas no projeto Urban-Waste foram Copenhaga (Dinamarca), Nicósia (Chipre), Florença (Itália), Siracusa (Itália), Cavala (Grécia), Dubrovnik (Croácia), Santander (Espanha), Nice (França), Tenerife (Canárias) e Lisboa.