Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
“AHRESP, desde 1896 a promover o Turismo”: significa que somos uma Associação empresarial que atua no setor, cuja ação é norteada para consolidar e apoiar o sucesso dos empresários que operam numa das atividades económicas mais relevantes para o nosso país, o Turismo.
Tal só é viável se promovermos a qualidade junto dos nossos associados, apoiando-os para que se rejam pelas melhor práticas que enquadram o setor, não apenas as relativas a higiene e segurança, mas todos os requisitos de excelência que enquadram a sua operação num lugar de destaque. Este é um dos mais importantes contributos que a nossa Associação pode dar para que a atividade das empresas seja bem sucedida e reconhecida, a nível nacional e internacional, fazendo dos nossos produtos, serviços, gastronomia e alojamento o cartão de visita do país e suas regiões.
Assim, na promoção do Turismo, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tem vindo a desenhar vários programas especiais, cujo objetivo é identificar e qualificar as operações que reúnem em diversas frentes requisitos de destaque, onde está subjacente a presunção de qualidade, nomeadamente:
No âmbito do Programa Regional do Centro 2030, foram lançados 6 novos avisos para Sistemas de Incentivos de Base Territorial destinados a apoiar projetos de investimento de pequena dimensão para criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade.
A Autoridade Tributária (AT) publicou o Ofício Circulado n.º 20271, de 27 de agosto de 2024, que vem esclarecer as condições de aplicação da isenção em sede de IRS das importâncias pagas aos trabalhadores a título de participação nos lucros da empresa, por via de gratificações de balanço.
AHRESP propõe 25 medidas centradas em 4 eixos estratégicos: ‘Fiscalidade’, ‘Capitalização das Empresas’, ‘Apoio ao Investimento’ e ‘Emprego, Qualificação e Integração de Migrantes’.
Taxa intermédia de IVA a 10%, refrigerantes e bebidas alcoólicas na taxa intermédia de IVA, redução da TSU a cargo das empresas, redução do IRC e do IRS, instrumentos de apoio à capitalização das empresas e criação de um centro nacional de competências, inovação e investigação para a gastronomia, são algumas das medidas que a Associação considera fundamentais para garantir a sustentabilidade das empresas