publicidade
Ambiente
Obrigações Ambientais Açores: produtos de plástico de utilização única
O Decreto Legislativo Regional n.º 5/2022/A publicado a 4 de março estabelece medidas para a redução do consumo de produtos de utilização única e a promoção da reutilização e reciclagem prevenindo a produção de resíduos e o seu impacto no ambiente. No entanto, algumas destas medidas têm suscitado algumas dúvidas na sua aplicabilidade.
Ambiente
Regras para recipientes de água e embalagens take-away
Com o levantamento das restrições motivadas pela pandemia são repostas as regras relativas à disponibilização de recipientes com água e copos nos estabelecimentos, assim como as regras de utilização de embalagens próprias por parte dos clientes.
Ambiente
Açores: obrigações ambientais com implicações no canal HORECA
No seguimento do Decreto Legislativo Regional n.º 5/2022/A publicado a 4 de março, a AHRESP vem relembrar a entrada em vigor de algumas medidas que terão impacto no Canal HORECA e que visam sobretudo a redução do consumo de sacos de plástico, medidas estas que irão entrar em vigor já a partir de 1 de junho de 2023.
Ambiente
Contribuição aplicada às embalagens de alumínio adiada
Foi publicada, esta sexta-feira, a Portaria n.º 312-C/2022, de 30 de dezembro, que altera a Portaria n.º 331-E/2021, de 31 de dezembro, que regulamenta a contribuição sobre as embalagens de utilização única de plástico ou alumínio, ou multimaterial com plástico ou com alumínio, a serem adquiridas em refeições prontas a consumir.
Ambiente
Saiba o que muda em 2023, em termos de obrigações ambientais
O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, um dos principais apoios ao investimento que têm sido disponibilizados no quadro dos fundos comunitários, visa promover a inovação empresarial
Ambiente
Contribuição dos 0,30€ aplicada às embalagens de alumínio
O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, um dos principais apoios ao investimento que têm sido disponibilizados no quadro dos fundos comunitários, visa promover a inovação empresarial
Ambiente
Portugal tem de melhorar a forma como trata o lixo, o ar e as áreas protegidas, diz UE
Acabam em aterros 48% dos resíduos urbanos portugueses. Pior, 59% são depositados sem qualquer pré-tratamento, diz avaliação da política ambiental nacional feita pela União Europeia.
Segurança Alimentar
Obrigatoriedade da indicação da data de congelação na rotulagem
O Regulamento (UE) N.º 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, de 25 de outubro de 2011, determina no n.º 6 do anexo III a obrigação de indicar a data de congelação ou a data da primeira congelação.
Restauração Coletiva
Abertas candidaturas sobre análises microbiológicas na cadeia alimentar
Está a decorrer a 1.ª fase de inscrições da 2.ª edição do curso “Análises Microbiológicas na Cadeia Alimentar para o Setor da Restauração e Alimentação Coletiva”, que terá início a 26 de abril de 2023.
AHRESP
AHRESP e Turismo de Portugal juntos no Programa Formação + Próxima
Protocolo de colaboração foi assinado entre as entidades na passada segunda-feira. À AHRESP cabe colaborar na identificação das necessidades de formação específica no turismo e divulgar o programa junto dos seus associados
Gestão
Cheias em Lisboa: Programa “Recuperar +” já tem candidaturas abertas
A Câmara Municipal de Lisboa já abriu as candidaturas ao Programa Recuperar +, que tem como objetivo a atribuição de apoios financeiros para reparação, aquisição de equipamentos, reposição de stocks danificados ou obras necessárias devido a danos provocados pela intempérie que assolou o concelho nos dias 7, 8, 13 e 14 de dezembro e que afetou em grande escala estabelecimentos de restauração, similares e de alojamento turístico.