Nova ferramenta online faz diagnóstico de sustentabilidade às empresas

Lançada pelo BCSD Portugal (Business Council for Sustainable Development), com a tecnologia ESG Maturity, da tenológica C-More, a nova ferramenta elabora um plano de ação à empresa com base em dados inseridos numa plataforma online.

O BCSD Portugal (Business Council for Sustainable Development) lançou uma ferramenta online, desenvolvida em parceria com a tecnológica C-More, que permite fazer um autodiagnóstico do grau de maturidade das empresas sobre temas relacionados com a sustentabilidade e gestão de indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla inglesa).

Utilizando a tecnologia e o algoritmo patenteado da C-MORE, o ESG Maturity, esta nova ferramenta mede, avalia, e monitoriza o desempenho ESG das empresas, com base em 20 objetivos ambientais, sociais e de governança, e apresenta recomendações baseadas no setor e na materialidade da empresa.

A ferramenta está disponível para qualquer empresa, independentemente da atividade, setor ou dimensão, e surge no âmbito da iniciativa Carta de Princípios e Jornada 2030 do BCSD Portugal.

COMO FUNCIONA?

  • Fazer o registo e login da empresa neste link para aceder à ferramenta.
  • Inserir os dados básicos da empresa, como o CAE (Código de Atividade Económica), a dimensão, a geografia e alguns indicadores financeiros.
  • Preencher um questionário online dividido em quatro categorias: gestão de sustentabilidade; ambiente; social; e governança.
  • O programa mostra o estado de desenvolvimento em que se encontra a empresa: despertar, conhecer, construir, comunicar, consolidar ou coliderar.
  • É apresentada uma matriz de prioridades com base num plano de ação.

O caminho que as empresas têm de seguir para atingir os melhores níveis de sustentabilidade é complexo, na maioria das vezes, sobretudo por falta de esclarecimento sobre o que fazer e como fazer. A AHRESP acredita, por isso, que ferramentas como esta criada agora pelo BCSD Portugal são um ajuda preciosa para que as empresas consigam, não só dar os primeiros passos, como consolidar boas práticas de sustentabilidade