Turismo
Novas regras para determinados produtos de plástico de uso único
Já foi publicado o decreto-lei nº 78/2021 que transpõe a Diretiva (UE) 2019/904, relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente, e que altera as regras relativas aos produtos de plástico nos pontos de venda de pão, frutas e legumes.
Turismo
Novas medidas ambientais com aplicação no Canal HORECA
Diplomas relativos a resíduos: regras com impacto nas empresas de restauração e bebidas. Faça download dos dísticos, de afixação voluntária, que elaboramos para informar os seus clientes sobre estas alterações.
Turismo
Consulta pública sobre legislação que proíbe a utilização de determinados produtos de plásticos de utilização única
Está em consulta pública, até a próximo dia 13 de junho, o projeto de decreto-lei que procede à transposição parcial para a ordem jurídica nacional da Diretiva (UE) 2019/904 (Diretiva SUP – Single-use plastics) do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de junho de 2019, relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente.
Turismo
Sustentabilidade ambiental
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - O Turismo de Portugal e o Fundo Ambiental celebraram, em outubro de 2020, um Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira para a execução do projeto “Turismo Sustentável: um melhor turismo para (com) todos”. Sob responsabilidade da AHRESP ficaram o desenvolvimento de duas ações:Ação 1: Re-Educar para uma Restauração Circular e Sustentável; Ação 2: As Práticas da Economia Circular nos Destinos Turísticos do Litoral
Turismo
Plano Turismo + Sustentável 20-23
No âmbito do Plano Turismo + Sustentável 20-23, o Turismo de Portugal irá desenvolver 70 medidas, algumas desenvolvidas em parceria com a AHRESP, para incrementar as competências dos profissionais da Atividade Turística.
Comércio alimentar e bebidas
Palhinhas, pratos, talheres e outros plásticos proibidos já em 2020
Pratos, talheres, copos, palhinhas ou palhetas para mexer o café, tudo produtos em plástico descartável que o Governo pretende erradicar.
Alojamento
Arrendamento e Ambiente na agenda da AHRESP
A AHRESP reuniu com o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, com o objetivo de analisar um conjunto de matérias da maior relevância para a atividade das empresas representadas pela nossa Associação.
Restauração
Óleos Alimentares Usados
Regras na recolha de Óleos Alimentares Usados- Obrigatoriedade de Guias Eletrónicas de Acompanhamento de Resíduos: Sempre que é efetuada uma recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) é obrigatório emitir uma Guia de Acompanhamento de Resíduos que, desde 1 de janeiro, é eletrónica. Saiba como proceder.
Restauração
Verdoreca
Verdoreca: o que mudou em janeiro de 2018? Deixa de ser necessário ao estabelecimento HORECA aderir a um sistema próprio para a separação das embalagens produzidas no seu espaço comercial. Mantém-se, no entanto a obrigatoriedade de separação de todos os resíduos de embalagens produzidos.