Boletim Diário AHRESP (BDA 283) – 13.05.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Situação de calamidade até 30 de maio

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que declara a situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23:59h do dia 30 de maio de 2021.

Tomando por base os dados relativos à incidência por concelho à data de 12 de maio, foram introduzidas alterações em alguns municípios:

  • As regras do nível 3, de 5 de abril, aplicam-se ao município de Resende e à freguesia de São Teotónio, no município de Odemira;
  • As regras do nível 2, de 19 de abril, aplicam-se aos municípios de Arganil e Lamego;
  • A todos os restantes municípios aplicam-se as regras do nível 1, de 1 de maio, nomeadamente aos municípios de Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes, bem como à freguesia de Longueira/Almograve, no município de Odemira, que avançam no desconfinamento.

Passa a estar permitido o funcionamento, desde que em conformidade com as orientações da DGS:

  • Da atividade dos equipamentos itinerantes de diversão;
  • Dos parques de diversão infantil de natureza privada;
  • Dos parques aquáticos.

Por fim, as instalações desportivas onde ocorra prestação de serviços passam a encerrar às 22:30 h.

Comunicado Conselho Ministros

 

Turismo sustentável debatido em Fórum de Alto Nível

No dia 14 de maio, sexta-feira, às 9h00 (hora local), tem lugar, no Porto, o Fórum de Alto Nível para um Turismo Sustentável. Na sessão de abertura participam o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, a Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e o Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius.

O Fórum de Alto Nível para um Turismo Sustentável pretende debater o futuro do setor e divide-se em três painéis de discussão sobre competências; transição digital e inovação; coesão territorial e inclusão social, na perspetiva de sustentabilidade. Vai também realizar-se uma sessão plenária com organizações internacionais.

Da parte da tarde, as conclusões dos debates serão apresentadas na reunião de Ministros do Turismo da União Europeia. Os 27 Estados-Membros irão também debater uma visão estratégica de médio e longo prazo, de acordo com o conceito de turismo sustentável, e que preveja a implementação de instrumentos como a Agenda UE de Turismo 2030/2050. Saiba mais aqui | Consulte o programa aqui

 

Procura de britânicos por viagens para Portugal “explodiu”

Segundo a eDreams, ao longo da última semana a procura por viagens para Portugal por parte dos cidadãos do Reino Unido “explodiu” de forma significativa, demonstrando que o nosso país continua a ser um dos favoritos dos britânicos.

A eDreams, agência de viagens online, partilhou dados extraídos da sua plataforma que demonstram que a procura de viagens para Portugal por parte dos britânicos está mais reforçada do que nunca.

Após a adição do nosso país à “Green List” do Reino Unido (que indica para que países os residentes podem viajar) em apenas dois dias, entre 7 e 9 de maio o número de buscas por viagens para Portugal por parte de residentes no Reino Unido aumentou 387%. Saiba mais aqui

 

Academia AHRESP: marque na sua agenda

Na próxima semana decorrem vários workshops e formações através da Academia AHRESP. No dia 18 de maio acontece o workshop Comunicação Assertiva no Atendimento ao Cliente, no âmbito do programa Melhores Empresários, Melhores Negócios, promovido pela AHRESP com a CTP. Inscreva-se aqui

E nos dias 18, 19 e 21 de maio será a vez do Módulo Prata do programa Saber Servir Cerveja, promovido pela AHRESP, APCV – Cervejeiros de Portugal e APTCM – Associação Portuguesa dos Técnicos de Cerveja e Malte. Inscreva-se aqui

 

Comissão Europeia aprova APOIAR.PT Madeira

A Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal de Portugal, no valor de 22 milhões de euros, para apoiar micro, pequenas e médias empresas da Região Autónoma da Madeira.

Denominada APOIAR.PT Madeira, esta ajuda pública assume a forma de subvenções diretas e estará disponível para as empresas que operam nos setores mais severamente afetados pelo impacto económico gerado pela pandemia e que tenham sofrido uma queda do volume de negócios de pelo menos 25% em 2020, em comparação com o mesmo período em 2019. Saiba mais aqui

 

Setor do turismo pode responder “rapidamente”

António Costa Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disse, em entrevista à agência Lusa, que o turismo “pode responder muito rapidamente” à crise pandémica vivida, se os números da pandemia em Portugal se mantiverem.

Sobre o problema de descapitalização das empresas, Costa Silva reconheceu o “problema sério” e deixa o alerta: tem de ser corrigido, “apostando claramente não só no sistema bancário que existe (…) como mudando o paradigma de capitalização das empresas”.

 

Algarve vai à Feira Internacional de Turismo, em Madrid

Entre os dias 19 e 23 de maio a Região de Turismo do Algarve vai estar na FITUR (Feira Internacional de Turismo), em Madrid, promovendo assim o destino a nível internacional.

Entre as principais propostas que o Turismo do Algarve vai apresentar na 41.ª Fitur estão as paisagens da região e as águas cristalinas das praias algarvias, os costumes e as tradições locais e as atividades ao ar livre como ciclismo ou caminhadas que se podem realizar no destino. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Como devem funcionar os serviços nos Alojamentos Turísticos

A Secretaria de Estado do Turismo emitiu um esclarecimento sobre a aplicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-C/2021, de 30 de abril, nomeadamente quanto aos horários de funcionamento do  serviço de refeições nos Alojamentos Turísticos e quanto aos serviços de SPA e piscinas inseridas em Alojamentos Turísticos.

Para consulta integral destas e outras dúvidas no esclarecimento da Secretaria de Estado do Turismo, clique aqui

 

Flexibilização do acesso à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta Turística

Numa fase em que as empresas da Atividade Turística concentram os seus esforços na atração de consumidores e na manutenção dos seus negócios, é essencial que existam linhas de apoio ao investimento para impulsionar a recuperação da atividade turística.

Neste momento, o principal instrumento financeiro de apoio ao investimento destinado às empresas turísticas é a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, promovida pelo Turismo de Portugal, em parceria com o sistema bancário. No entanto, esta Linha é direcionada exclusivamente para investimentos nas áreas da sustentabilidade e da acessibilidade, sendo que, para poderem apresentar uma candidatura, todos os projetos devem obter uma pontuação global mínima nestas duas áreas.

Pese embora a AHRESP reconheça a importância destas duas componentes na requalificação dos estabelecimentos turísticos, consideramos que os critérios de acesso à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta devem ser flexibilizados, para que este apoio financeiro possa chegar a maior número de empresas possível e funcionar como um mecanismo de incentivo à retoma da atividade, potenciando assim mais investimento.

 

Vacinação dos profissionais da Hospitalidade

Esta semana atingiu-se o número de 4 milhões de vacinas dadas em Portugal e neste momento já podem ser agendadas as vacinações de pessoas a partir dos 55 anos de idade.

A AHRESP considera fundamental pensar de forma séria e atempada a possibilidade de vacinar os profissionais de turismo das regiões do país mais dependentes deste setor.

Na Madeira, a vacinação de 25 mil profissionais de turismo da região continua a decorrer.

https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/05/11/vacinacao-contra-a-covid-19-25/

https://www.madeira.gov.pt/Governo-Regional-Madeira/ctl/Read/mid/4829/InformacaoId/101348/UnidadeOrganicaId/9/CatalogoId/0

https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

 

Apoios das Autarquias

Em sequência das reuniões que a AHRESP tem promovido junto das autarquias nacionais, com o objetivo de as sensibilizar para a adoção de medidas de apoio às empresas turísticas, foi criada uma área reservada aos associados no site da AHRESP, onde é possível consultar os apoios disponibilizados por cada um dos municípios.

Veja aqui que apoios têm as empresas do seu concelho