Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Vários têm sido os estabelecimentos localizados nos concelhos de risco muito elevado e extremo, a quem as forças da autoridade referem erradamente que aos sábados, domingos e feriados apenas podem manter o funcionamento em regime de entregas ao domicílio.
A AHRESP esclarece que a legislação em vigor permite o funcionamento dos estabelecimentos nestes concelhos após as 13h00, em regime de entrega ao domicílio, bem como em regime de take-away (leve para casa) e drive-thru, estes últimos permitidos até às 22h30. Igual regra vigora no dia 7 de dezembro (véspera de feriado), podendo os estabelecimentos de restauração e similares manter o seu funcionamento após as 15h00, em regime de entrega ao domicílio, take-away e drive-thru.
Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP, continua a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de novembro para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Bebidas.
Relembramos que a participação, que pode decorrer até às 23:59h do próximo dia 4 de dezembro de 2020, é da maior importância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais e para podermos atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.
Para responder, clique aqui.
De acordo com a estimativa rápida do INE (Instituto Nacional de Estatística), em outubro o setor do alojamento turístico deverá ter registado, face ao período homólogo, uma quebra de -59,3% no número de hóspedes recebidos e de -63% no número de dormidas. As dormidas de residentes registaram uma diminuição de -21% e as dormidas de não residentes continuam a assinalar fortes decréscimos, com uma variação de -76,2%.
Para aceder ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.
Depois volte a entrar nesta página.
A AHRESP e o Turismo de Portugal vão realizar um WEBINAR esta 6ª feira, dia 4 de dezembro, entre as 16h00 e as 17h30, com o tema “Apresentação Programa APOIAR”.
Para aceder ao Programa e inscrever-se, clique aqui.
O Governo dos Açores estabeleceu, em articulação com a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, uma cerca sanitária na referida freguesia, a vigorar entre as 00h00 do dia 3 de dezembro e as 23h59 do dia 8 de dezembro.
Nesta sequência, ficam interditas as deslocações, por via terrestre e marítima, de e para a freguesia de Rabo de Peixe, sendo igualmente proibida a circulação e permanência de pessoas na via pública.
Os estabelecimentos de restauração, bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada, devem encerrar às 20:00h, estando limitados a uma lotação máxima de 1/3 da respetiva capacidade. Excluídas das proibições de circulação encontram-se as deslocações para acesso ao local de trabalho, mediante apresentação de declaração da entidade empregadora.
Para aceder ao modelo de declaração, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.
Modelo de declaração:
Foram prorrogadas, até ao dia 15 de dezembro, as medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal.
Nessa sequência, e não obstante a autorização do tráfego aéreo exclusivamente para viagens essenciais, de todos os voos de e para países que não integrem a União Europeia ou associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça), os passageiros destes voos têm de apresentar, antes do embarque, comprovativo de realização de teste à COVID-19, com resultado negativo, feito nas 72 horas anteriores ao momento do embarque. Saiba mais aqui
De acordo com estatísticas do INE, no 3º trimestre de 2020, aterraram nos aeroportos nacionais 32,1 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa uma variação homóloga de -52,9%.
O volume de passageiros movimentados (embarques, desembarques e trânsitos diretos) totalizou 5,4 milhões de pessoas, representando um decréscimo de 71,5% em relação ao trimestre homólogo. O aeroporto de Lisboa foi responsável pela movimentação de 2,1 milhões de passageiros, seguido pelo aeroporto do Porto, com 1,4 milhões.
O tráfego internacional movimentou 4,1 milhões passageiros, maioritariamente com origem/destino na França, no Reino Unido e na Alemanha. Saiba mais aqui
De acordo com o Banco de Portugal, em outubro de 2020 a utilização dos cartões de pagamento ficou 1,8% aquém do valor registado no mesmo mês de 2019.
Trata-se de uma inversão face a setembro de 2020, onde as operações com cartões de pagamento superaram, pela primeira vez desde o início da pandemia, os números de 2019.
Os dois setores de atividade mais afetados pela redução das compras com cartão foram a Restauração e o Alojamento (-17% e -54%, respetivamente). Nos dois últimos fins-de-semana, em que vigorou o recolher obrigatório nos concelhos de risco elevado, as compras com cartão decresceram mais de 30% em termos homólogos. Saiba mais aqui
A AHRESP integrou a delegação da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) na reunião que decorreu hoje à tarde com o Ministro da Economia e a Secretária de Estado do Turismo. Em cima da mesa estiveram os temas que mais afetam os nossos setores, tendo a AHRESP insistido em várias propostas, nomeadamente a necessidade de reforçar os apoios à liquidez das empresas através de um mecanismo a fundo perdido para todos os regimes de contabilidade, incluindo o regime simplificado, a compensação às rendas comerciais em função da quebra real de faturação e os mecanismos de apoio ao emprego mais alargados e simplificados por forma a facilitar o seu acesso. O Ministro da Economia comprometeu-se a anunciar publicamente muito em breve, com a presença dos parceiros sociais, as medidas que o governo vier a decidir em função das propostas apresentadas pelas associações presentes nesta reunião.
A confusão está instalada no que respeita a aglomerações e número de pessoas permitidas por grupo:
Face a estes limites tão variados, a AHRESP apela a uma maior clareza e uniformização das regras, garantindo, dessa forma, uma maior compreensão e apreensão das mesmas e, em consequência, o seu integral e escrupuloso cumprimento.