Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
“Uma sobremesa que se concretiza com dois protagonistas: o queijo e a marmelada.”
A Livraria Lello e a AHRESP, desafiaram vários restaurantes a fazer uma homenagem à literatura e à gastronomia. Inspirados pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima, Amor de Perdição, transformamos a literatura em algo que pode ser saboreado: o amor na sua forma mais doce.
Já são mais de 15 os estabelecimentos que abraçaram esta iniciativa, incorporando a sobremesa “Simão e Teresa”, os nomes das personagens principais daquela obra, nos seus menus, celebrando assim a união entre sabores e histórias.
Se é um restaurante e gostava de aderir a esta iniciativa, preencha o seguinte formulário de inscrição e adicione a sobremesa “Simão e Teresa” ao seu menu.
“Amor de Perdição” narra o amor impossível de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, numa história trágica que ecoa o clássico Romeu e Julieta. Ambas as obras retratam amores proibidos, em que Teresa, como Julieta, simboliza força e sacrifício, enquanto Simão, como Romeu, desafia tudo por amor.
A gastronomia e a literatura não são esferas isoladas, mas formas de expressão profundamente interligadas, com a capacidade de transportar degustadores e leitores a outros tempos e lugares. Ambas são cultura e ambras revelam a história, as emoções e os valores do povo português. Inspirados por essa conexão, rebatizámos a tradicional sobremesa “Romeu e Julieta” como “Simão e Teresa”, unindo gastronomia e literatura num tributo à cultura portuguesa.
“Rebatizámos a tradicional sobremesa “Romeu e Julieta” como “Simão e Teresa”, unindo gastronomia e literatura num tributo à cultura portuguesa.”
A AHRESP tem uma tradição centenária na representação da restauração portuguesa. A Livraria Lello, historicamente ligada à publicação das obras de Camilo Castelo Branco, tem sido um ponto de encontro para a literatura portuguesa e internacional. Esta sobremesa é uma forma de homenagear não só a obra do autor, mas também a rica tradição cultural de Portugal, refletindo a alma do nosso país.