OE 2024 | AHRESP destaca principais medidas com impacto nas suas empresas

No âmbito da Lei n.º 82/2023, publicada em Diário da República a 29 de dezembro de 2023, e que aprova o Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024), a AHRESP disponibiliza um documento que reúne as principais medidas aprovadas com potencial impacto nas atividades das nossas empresas.

Destacamos a alteração da taxa de IVA aplicada a algumas bebidas, em que apenas os refrigerantes e as bebidas alcoólicas se mantêm na taxa máxima de IVA (23% no continente, 16% na R.A. Açores e 22% na R.A. Madeira) e todas as restantes bebidas são tributadas à taxa intermédia de IVA (13% no continente, 9% na R.A. Açores e 12% na R.A. Madeira).

Entendemos que esta alteração na aplicação do IVA é uma medida positiva para a redução da carga fiscal que impera sobre as nossas empresas, apesar de não contemplar a reposição na taxa intermédia de todas as bebidas, proposta que a AHRESP defende e voltou a apresentar ao governo.

No OE 2024 destacam-se ainda novas alterações relativas a contribuições extraordinárias, nomeadamente, as relativas às embalagens de utilização única utilizadas em refeições prontas a consumir, as relativas aos sacos de plástico muito leves e as relativas ao Alojamento Local.

Sintetizamos ainda outras medidas, nomeadamente no âmbito do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) ou mesmo relativos a alguns dos benefícios fiscais.

Para mais informações, os serviços da AHRESP estão à disposição

Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

OE24 - principais medidas com impacto nas suas empresas

AHRESP - Resumo OE2024 - 04.jan.2024 296.85 KB
Download