AMBIENTE | AHRESP e CML unidas por uma Lisboa mais limpa

A campanha Lisboa Limpa Conta Com Todos, promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), foi apresentada esta quinta-feira no Museu da Cerveja, em Lisboa.

A iniciativa, que já se encontra a decorrer em todas as freguesias do município lisboeta, destina-se aos setores da Restauração e Bebidas e do Alojamento Turístico, tendo como principal objetivo sensibilizar os operadores económicos para a prática de medidas de higiene e sustentabilidade.

No Museu da Cerveja, um dos estabelecimento que já recebeu a campanha, o vereador da CML, Ângelo Pereira, e o presidente da AHRESP, Carlos Moura explicaram os propósitos da iniciativa.

“Nesta campanha estão presentes duas entidades que têm o mesmo propósito, de ter uma cidade mais sustentável, mais limpa e mais atrativa, não só para os lisboetas, mas também para quem a visita e para os turistas. Agradeço e dou os parabéns à AHRESP por esta parceria que promove uma cidade mais amiga do ambiente”, afirmou o vereador da CML, Ângelo Pereira, reafirmando que a higiene urbana está e vai continuar a ser uma das prioridades da autarquia.

O presidente da AHRESP, lembrou que a grande maioria dos estabelecimentos da Restauração e Bebidas e do Alojamento Turístico são nano ou microempresas para as quais se torna difícil acompanhar toda a legislação em vigor em matéria ambiental. “Esta campanha é sinónimo da grande preocupação que a AHRESP tem já há muito tempo com a sustentabilidade ambiental. A ação já está em marcha para chamar a atenção dos agentes económicos, não só da importância da defesa do meio ambiente e por uma Lisboa cada vez mais limpa, mas também para transmitir que a AHRESP está disponível para ajudar ao cumprimento da lei”, destacou Carlos Moura.

No terreno, a campanha Lisboa Limpa Conta Com Todos está a ser dinamizada através da distribuição de um folheto informativo e da realização de um questionário que irá reunir dados sobre a forma como, atualmente, os estabelecimentos HORECA atuam sobre as medidas de sustentabilidade ambientais nos seus negócios.

Na apresentação, Marta Roldão, técnica do Departamento de Qualidade e Ambiente, entregou a Tiago Marques, do Museu da Cerveja, o folheto com as informações da campanha, que visam medidas de limpeza da área envolvente do estabelecimento e separação dos resíduos, incluindo as restrições relativas aos plásticos de utilização única, entre outras obrigações legais.

Ao abrigo desta parceria, a AHRESP disponibiliza também no seu site um documento FAQ com perguntas e respostas para esclarecer todas as questões sobre as regras de gestão de resíduos e limpeza e higiene urbana na cidade de Lisboa.

Aceda aqui ao documento FAQ. 

Para mais detalhes sobre todas as regras de separação de resíduos (locais de depósito, horários e dias de recolha) aceda aos seguintes links:

 

Se ainda persistirem dúvidas, os serviços da AHRESP estão à sua disposição.