Desperdício alimentar com novas metas impostas pela Comissão Europeia

Até dezembro de 2030, os Estados-Membros da União Europeia devem terão de reduzir o desperdício alimentar em 10% na indústria e 30% (per capita) em conjunto na distribuição, restauração e similares e agregados familiares

A Comissão Europeia (CE) publicou no passado dia 5 de julho uma proposta de objetivos de redução dos resíduos alimentares no âmbito da revisão da diretiva-quadro relativa aos resíduos.

Nesta proposta, a CE propõe que, até 31 de dezembro de 2030, os Estados-Membros reduzam o desperdício alimentar em 10% na indústria e 30% (per capita) em conjunto na distribuição, restauração e similares e agregados familiares.

Caberá a cada Estado-Membro determinar o modo como esses objetivos serão alcançados e, no caso do objetivo de 30% para a distribuição, restauração e similares e agregados familiares, a forma como cada um dos setores contribuirá para o objetivo global.

A medição deve ser realizada em conformidade com a metodologia da União Europeia (UE), adotada em 2019, embora a CE pode adotar atos delegados que alterem a metodologia comum.

Esta medida visa apoiar o compromisso da UE de alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12.3 das Nações Unidas, que consiste em reduzir para metade, até 2030, o desperdício alimentar per capita a nível do retalho e do consumo e em reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e de abastecimento alimentar.

A AHRESP encontra-se a acompanhar o tema e comunicará as próximas etapas.

Relembramos que o desperdício gerado na cozinha tem um impacto, não só ambiental, mas também económico. Desperdício alimentar é dinheiro que está a ir para o lixo, por isso, é importante que as empresas tenham conhecimento sobre como reduzir custos, relativos à empresa, mas também custos para o planeta.

Conheça aqui quais as medidas mais eficazes para combater o desperdício.