Sustentabilidade, utopia ou sobrevivência? Congresso AHRESP

Coimbra – Convento de São Francisco  | 14 e 15 de outubro 2022

Sustentabilidade, utopia ou sobrevivência? É o tema do Congresso AHRESP que congrega no Convento de São Francisco, em Coimbra, durante dois dias, mais de 60 oradores, duas sessões plenárias, 12 sessões paralelas e vários Workshops para um amplo debate em tempos de incerteza.

“Temos um plano de ação, que é o plano Reativar o Turismo, Construir o Futuro – seis mil milhões de euros – que está em campo e que tem validade até 2027, mas, principalmente, temos coordenação e vontade de fazer em conjunto, e aquilo que sentimos no Congresso da AHRESP é precisamente isso”, disse Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que participou no Congresso AHRESP 2022, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

“As pessoas são o mais importante das organizações e é dentro delas que tem de ser devidamente valorizadas”, disse o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, numa das sessões paralelas do Congresso/AHRESP, em que também falou da agenda do trabalho digno e da valorização dos jovens no mercado de trabalho. O tema em debate: Responsabilidade social, laboral e compliance.

Entre os muitos temas debatidos durante o congresso, como otimizar a gestão dos negócios foi um tema em destaque, João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, reforçou algumas ideias essenciais no que tem a ver com este assunto. Ora veja.

Um dos maiores problemas do turismo em Portugal é a falta de decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa, quem o diz é Francisco Calheiros, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), e não o diz desde hoje, tem sido o seu discurso insistente e coerente nos últimos anos, porque Portugal é um país periférico onde 90% dos turistas chegam de avião.

“Vivemos um tempo de grande imprevisibilidade” disse António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que, ao mesmo tempo, se mostra confiante nas provas de resiliência que as empresas do turismo têm dado nos últimos anos. Seja como for, é preciso estar atento, alertou o presidente da CIP.

Luís Marques Mendes falou de turismo e dos tempos de incerteza e imprevisibilidade, em que, e também por isso, é necessário que se tomem medidas que possam antecipar a “tempestade perfeita” que vê no horizonte devido aos custos da energia e dos alimentos, a uma inflação galopante e ao aumento das taxas de juro.

Na primeira sessão plenária do Congresso AHRESP, o comentador político apontou caminhos e soluções, e uma das soluções deve passar por um turismo mais sofisticado e menos massificado.

A importância da Gastronomia, ou da Culinária, como prefere dizer Diogo Rocha, o chef estrela da Mesa de Lemos, na região de Viseu, está a afirmar-se dia para dia a par dos vinhos da região. Perceba o que está a mudar na Gastronomia do centro do país.