Turismo entre os setores com maiores aumentos salariais  

O setor do “Alojamento, restauração e similares” regista, segundo o INE, uma subida de 7% no salário médio.

Para a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a explicação prende-se com “a escassez de recursos humanos disponíveis para trabalhar no sector”.

Segundo os dados publicados pelo INE, esta área de atividade contabilizava no segundo trimestre do ano menos 61,2 mil postos de trabalho do que antes da pandemia.  

“Estes números oficiais demonstram inequivocamente o grave problema de ausência de recursos humanos disponíveis para trabalhar na restauração, similares e alojamento turístico. Não se trata de desemprego, mas sim do desvio de milhares de trabalhadores para outras

atividades económicas”, explica fonte da AHRESP.

Também a Manpower identifica dificuldades de contratação neste setor com 86% dos empregadores a admitirem ter vagas por preencher. Um contexto que tem alavancado salários, sobretudo em funções como empregado de mesa, cozinheiro ou chefe de sala.

No segundo trimestre deste ano, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador aumentou 3,1% em termos homólogos, o que significa, considerando o impacto da inflação, uma queda de 4,6% em termos reais.

In Expresso – Economia | 26-08-2022