REDUÇÃO DE ENERGIA NO CANAL HORECA EXIGE PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Conhecendo os compromissos assumidos pelo Estado Português para a redução de 7% nos consumos de energia, a AHRESP defende a disponibilização de programas de apoio à eficiência energética dirigidos às empresas, de acesso direto e simplificado. A eventual redução dos horários de funcionamento seria uma medida despropositada e fortemente penalizadora para as atividades da restauração, similares e do alojamento turístico

Após dois anos de pandemia, com impactos acrescidos no Canal HORECA, o momento é de intensa laboração. A época trouxe o tão desejado pico na atividade das nossas empresas, mas que está a revelar-se insuficiente para a recuperação das tesourarias, pois o contexto inflacionista e de aumento galopante dos custos está a esmagar as margens de negócio.

É por isso determinante, que no âmbito do Plano de Poupança de Energia e Eficiência Hídrica, sejam disponibilizados programas de apoio à eficiência energética, especificamente direcionados para os setores da restauração, similares e do alojamento turístico.

As nossas empresas há muito que têm implementado medidas de redução do consumo de energia com o apoio da AHRESP, como sejam a realização de auditorias energéticas e mais recentemente uma campanha de substituição dos motores elétricos convencionais dos sistemas de refrigeração, por motores de comutação eletrónica.

O contributo das empresas da restauração, similares e do alojamento turístico para a redução de 7% no consumo de energia, não pode passar por restrições ao funcionamento das nossas atividades, como seja a redução de horários, nem por quaisquer outras obrigações que se revelem penalizadoras para as nossas atividades económicas.

Os desafios que o Canal HORECA ainda atravessa (pressão inflacionista, subida das taxas de juro e escassez de trabalhadores), são fatores críticos que não se coadunam com medidas restritivas ao funcionamento das empresas.

Naturalmente que a AHRESP está totalmente disponível para trabalhar com o Governo e outros parceiros, no sentido contribuir ativamente para o Plano de Poupança de Energia e Eficiência Hídrica.