AHRESP e ANEBE apoiam a recuperação da restauração e do alojamento

ANEBE e AHRESP assinaram hoje um Memorando com o objetivo de desenvolver soluções e iniciativas de apoio para o setor da restauração e do alojamento e toda a sua cadeia de valor.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) assinaram hoje um Memorando de Entendimento com vista a desenvolver iniciativas conjuntas de apoio à restauração, ao alojamento e a toda a cadeia de valor, a nível nacional e europeu.

A pandemia COIVID-19 tem afetado de forma dramática as atividades da restauração e do alojamento que são responsáveis por cerca de 400.000 postos de trabalho em Portugal, e por mais de 12,5 milhões na Europa.

Com este acordo, a AHRESP e a ANEBE reforçam a necessidade dos Organismos Associativos Empresariais trabalharem em conjunto, na definição de estratégias com vista à recuperação deste fragilizado tecido empresarial, dialogando com o Governo e demais autoridades.

Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP, afirma que “O importante papel económico e social que os setores do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares têm, não pode ser descurado, não só para o nosso país como para todo o mundo. Por essa razão, desde a primeira hora que a AHRESP fez um apelo para que Governo e Organismos Associativos Empresariais trabalhem-se em conjunto, de modo a poder-se definirem estratégias de recuperação da atividade turística. É uma excelente notícia que a ANEBE tenha correspondido ao desafio”, explica.

João Vargas, Secretário-Geral da ANEBE destaca que “Toda a cadeia de valor precisa de uma hospitalidade robusta e vibrante. O nosso compromisso com os restaurantes, bares, alojamento e turismo é total, quer a nível nacional, quer europeu, onde temos trabalhado, através da spiritsEurope, na criação de uma taskforce para definir um plano de recuperação para o setor e para as suas cadeias de valor”.