Boletim Diário AHRESP (BDA 187) – 28.12.2020

Informações e Esclarecimentos

Festas Seguras, pelo seu bem e pelo bem de todos

Os estabelecimentos de Restauração, Bebidas e de Alojamento Turístico cumprem regras rigorosas de higiene e segurança e estão prontos para servir os seus clientes também nesta época festiva. Por essa razão, a AHRESP criou duas imagens que apelam a Festas Seguras e mostram aos clientes que podem frequentar estabelecimentos dentro dos horários e regras estabelecidas, mas também optar por encomendar, levar para casa as suas refeições ou pedir para ser entregue em casa durante o período entre Natal e o Ano Novo. Para descarregar uma das imagens e colocar no seu estabelecimento, Para descarregar uma das imagens e colocar no seu estabelecimento,

Para descarregar uma das imagens e colocar no seu estabelecimento, clique aqui

 

Uso correto de máscaras

Nesta época festiva, sob a qual recai uma grande preocupação, e que todos desejamos que seja em segurança, relembramos que nos estabelecimentos de Restauração e Bebidas o uso de máscara é obrigatório durante o acesso, circulação e permanência (incluindo na esplanada), com exceção dos períodos de consumo. Assim, relembre os seus clientes que apenas devem retirar a máscara durante a ingestão de alimentos e bebidas. Nos restantes momentos, a máscara deve permanecer corretamente colocada. A este propósito, recordamos os dísticos que a AHRESP preparou para acautelar esta situação. Veja aqui e aqui.

 

Vacina contra a COVID-19 começou a ser administrada

O processo de administração das primeiras vacinas contra a Covid-19, que chegaram a Portugal a 26 de dezembro, teve início ontem, dia 27 de dezembro, em cinco dos maiores centros hospitalares do país. O Governo, em estreita articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) criaram uma nova página dedicada à vacinação contra a COVID-19, com informações sobre o Plano de Vacinação, as diferentes fases e um simulador para cada cidadão ter uma previsão da data em que será vacinado. O Primeiro-ministro António Costa referiu que “Temos pela frente vários meses de trabalho bem planeado. Agora temos a certeza de que há luz ao fundo do túnel”, ressalvando, no entanto, que “ainda não saímos do túnel. Por isso, ainda é cedo para baixar a guarda e relaxar nas medidas de proteção”. Leia aqui a notícia completa.

 

Acordo entre União Europeia e Reino Unido em vigor a 1 de janeiro

A partir de 1 de janeiro de 2021 entrará em vigor o acordo alcançado entre a União Europeia e o Reino Unido na sequência da decisão tomada de deixar de ser um Estado-membro. No site oficial do Governo português, na área dos Negócios Estrangeiros é citado: “O acordo União Europeia-Reino Unido significa muito para Portugal: melhores condições para desenvolver a relação económica com o nosso parceiro fora da União Europeia e a principal origem do turismo para Portugal; e a continuação de uma relação muito próxima com o nosso mais antigo aliado”. Pode ainda ler-se: “O acordo é também uma boa notícia para os portugueses residentes no Reino Unido e para os britânicos residentes em Portugal. Eles sabem que vivem e trabalham em países amigos”. Mais aqui.

 

Publicadas novas tabelas de retenção na fonte para 2021, para os residentes na R.A. Açores

Após a publicação das tabelas de retenção na fonte para os residentes no continente, foi hoje publicado o Despacho n.º 12607/2020 de 28 de dezembro, que aprova as tabelas de retenção na fonte a vigorar durante o ano de 2021 para os titulares de rendimentos do trabalho dependente e de pensões residentes na R. A. dos Açores. As tabelas agora aprovadas refletem a opção do Governo Regional de ajustamento progressivo entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar, que se mostra particularmente percetível nas tabelas relativas ao trabalho dependente. Informação completa aqui.

Medidas ahresp

Encomendar refeições no Ano Novo é solução para evitar ajuntamentos durante a confeção

A Direção- Geral da Saúde (DGS) anunciou diversas recomendações para a época festiva, tendo referido que as cozinhas nesta altura são locais de alto risco, visto que são grandes espaços de convívio entre pessoas e familiares, e o distanciamento físico dever-se-á sempre considerar. A esta recomendação, a AHRESP acrescenta que milhares de restaurantes se encontrarão a funcionar em todo o país, nomeadamente com serviço de entrega em casa (delivery), pelo que as famílias portuguesas podem encomendar as suas refeições nos espaços de Alojamento Turístico e de Restauração, que garantem todas as regras de higiene e segurança recomendadas pela própria DGS.

 

Medidas anunciadas devem chegar rapidamente às empresas

Tal como a AHRESP tem afirmado, as medidas recentemente anunciadas pelo Governo são positivas e estão em linha com as propostas que temos apresentado ao longo dos últimos meses. Contudo, de nada servem se não saírem do papel. Urge a sua disponibilização e implementação imediata, para que os apoios cheguem, rápida e facilmente, às nossas empresas.