Boletim Diário AHRESP (BDA 109) – 02.09.2020

Informações e Esclarecimentos

Mercado Global Online AHRESP com adesões em todo o país

Desde a sua divulgação, no passado dia 20 de agosto, o Mercado Global Online da AHRESP já conta com adesões por todo o país, seja de empresas compradoras, seja de fornecedores. Neste Marketplace online, as empresas podem efetuar compras de produtos (alimentares e não alimentares) bem como serviços (técnicos e especializados) com crédito associado, que pode ir até 120 dias em condições financeiras únicas. Para ter acesso ao Mercado Global Online AHRESP, como comprador ou como fornecedor, basta registar-se na plataforma através da AHRESP. Registe-se aqui

 

Indicador de confiança dos consumidores a subir

Conforme reportado pelo INE, em agosto o indicador de confiança dos Consumidores aumentou, retomando o perfil de recuperação iniciado em maio, após a maior redução face ao mês anterior registada em abril. Também o indicador de clima económico aumentou entre maio e agosto, após ter atingido em abril o valor mínimo da série. Em agosto, os indicadores de confiança recuperaram em todos os setores – Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços.

 

Alojamento turístico com quebras na ordem dos 65% em julho de 2020

De acordo a estimativa rápida do INE para a atividade turística, em julho de 2020 o setor do alojamento turístico registou um milhão de hóspedes e 2,6 milhões de dormidas (-64,0% e -68,0%, respetivamente, face ao período homólogo). As dormidas de residentes terão diminuído -31,3% e as de não residentes -84,2%.

 

Novo Inquérito AHRESP a decorrer

No âmbito dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição para atualizar o ponto de situação das atividades da restauração e do alojamento turístico. Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a podermos agir junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.Clique aqui para responder.

MEDIDAS propostas pela AHRESP

 

Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho começa hoje a ser discutido

A Comissão Permanente de Concertação Social iniciou hoje a discussão do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, documento que contempla matérias para revisão das leis laborais, como sendo a revisão do regime de teletrabalho e a regulamentação do direito a desligar. Este será o primeiro encontro para discussão de um documento que se pretende levar a consulta pública no próximo mês de novembro. A AHRESP, à semelhança das Confederações Patronais, devidamente representadas em sede de concertação social, entende que este não é o momento oportuno para rever o Código do Trabalho, devendo o foco ser a criação das condições necessárias para salvar as empresas e os respetivos postos de trabalho.

 

Acesso direto simplificado ao Banco de Fomento

A AHRESP defende que as micro, pequenas e médias empresas do Canal HORECA, devem ter acesso direto e simplificado ao Banco de Fomento. A condição obrigatória de que houve chamada à entrada de investidores para a empresa, ou que pelo menos duas entidades financeiras foram abordadas, mas não forneceram financiamento suficiente, irá causar graves limitações e impedir que milhares de micro e PME’s consigam obter financiamento, colocando em risco a sobrevivência de milhares de negócios e a manutenção de muitos milhares de postos de trabalho.