Boletim Diário AHRESP (BDA 107) – 31.08.2020

Informações e Esclarecimentos

Manual de Negócios nº 6

O Manual de Negócios nº6 está disponível desde ontem, 30 de agosto. Em destaque: o Mercado Global Online, o marketplace lançado pela AHRESP em parceria com a Winds; a entrevista a Francisco Calheiros, presidente da Confederação de Turismo de Portugal, a necessidade de haver incentivos ao consumo, liquidez e apoios eficazes, bem como a uniformidade de regras para as empresas conseguirem sobreviver. Consulte aqui o MN#06

 

Novo Inquérito AHRESP a decorrer

A AHRESP lançou hoje novos inquéritos para atualizar o ponto de situação das atividades da restauração e do alojamento turístico. A participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a podermos agir junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil:

 

Manutenção das regras de desconfinamento

Foram oficialmente publicadas as regras que irão vigorar entre as 00h00 do dia 1 e as 23h59 do dia 14 de setembro. Tal como já referido, serão mantidas as atuais regras em vigor, com a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência e o resto do território nacional a manter o estado de alerta.

 

Aplicação “Stayaway Covid” já disponível

A aplicação de rastreamento de contactos da COVID-19 já se encontra disponível para download, tanto para utilizadores de iOS como de Android. Depois de meses de desenvolvimento já é possível, com esta aplicação, identificar contactos de risco e quebrar cadeias de contágio do novo coronavírus. Consulte e descarregue aqui a app.

 

AirBnB diz que anfitriões portugueses estão entre os que mais aplicam o Protocolo de Limpeza

Portugal é o sétimo destino do mundo com maior índice de aplicação do Protocolo de Limpeza Avançada em relação ao número total de anúncios. Os anfitriões portugueses na plataforma AirBnB demonstraram o seu compromisso com a saúde e segurança dos seus hóspedes. A adoção do Protocolo de Limpeza Avançada está a ser massiva por todo o mundo e Portugal tem estado entre os países com maior volume de implementação, refere o comunicado da AirBnB. Em todo o mundo, mais de 1 milhão de alojamentos AirBnB já receberam o selo especial “Limpeza Avançada”.

 

Formações no CFPSA em setembro já disponíveis

O CFPSA (Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar) continua a disponibilizar diversas formações à distância para as empresas do canal HORECA. As inscrições para as formações a iniciar em setembro já estão abertas e podem ser feitas através da página Academia AHRESP. Saiba mais aqui

MEDIDAS propostas pela AHRESP

 

Esclarecimentos sobre a lei das beatas

AHRESP persiste com o Governo com a necessidade de serem esclarecidas um conjunto de questões que a Associação identificou logo após a publicação da legislação referente a esta matéria, e que nunca chegaram a ser clarificadas. A AHRESP defende que enquanto tal não acontecer, a lei, que devia entrar em vigor no início do mês de setembro, deve ser alvo de uma moratória, uma vez que o período transitório de 180 dias previsto neste diploma deveria ter sido utilizado para que o Governo, através do Fundo Ambiental, promovesse campanhas de sensibilização dos consumidores e dos responsáveis pelos estabelecimentos implicados nesta legislação, o que não veio a concretizar-se. A AHRESP reitera a sua disponibilidade para colaborar nessas campanhas.

 

Encerramento dos estabelecimentos de take away/entregas ao domicílio/drive in pelas forças de segurança

A AHRESP tem insistido junto da tutela para que seja clarificada a questão da aplicação do limite horário da 1 da manhã aos estabelecimentos de take away/entregas ao domicílio/drive in, que tem levado ao seu encerramento a essa hora por parte das forças de segurança, um pouco por todo o país. Relembramos que este tipo de serviço era promovido e permitido sem restrições horárias durante o Estado de Emergência, pelo que, por maioria de razão, deverá ser permitido no atual Estado de Contingência e Alerta.