Boletim Diário AHRESP (BDA 93) – 11.08.2020

Informações e Esclarecimentos

Índice do Emprego diminui 12,9% no Canal HORECA

De acordo com os dados divulgados pelo INE, o índice de emprego nos serviços registou uma quebra homóloga de 8,3% em junho (-8,2% em maio). No caso específico do Alojamento e Restauração, verificou-se uma quebra de 12,9% (face a junho 2019), quando em maio se tinha registado uma quebra homóloga de -12,1%. Consulte mais informação aqui.

 

Restituição do IVA a empresas de organização de eventos

O Governo aprovou a devolução de 50% do IVA suportado e não dedutível a entidades com CAE principal 82300 (Organização de feiras, congressos e outros eventos similares), referente a despesas realizadas para as necessidades diretas dos participantes, relativas à organização de eventos. O pedido de restituição deve ser apresentado pelos beneficiários ao Turismo de Portugal. Consulte aqui a Informação AHRESP Decreto-Lei n.º 54/2020

 

Ações de formação à distância

A formação profissional e a capacitação dos nossos colaboradores são fatores essenciais para ultrapassar as dificuldades atuais e perspetivar o futuro. Apesar da Academia AHRESP manter suspensas as formações presenciais, continuamos a disponibilizar ações de formação à distância ministradas pelos nossos parceiros. O Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar iniciou, desde 10 de agosto, um conjunto de formações à distância para a área da Restauração. Para conhecer as informações disponíveis e fazer a sua inscrição. Consulte mais informação aqui.

 

Vídeos Boas Práticas AHRESP/Makro premiados

Os vídeos sobre o “Guia de Boas Práticas da AHRESP para o setor da Restauração”, em contexto COVID-19, foram premiados na categoria Formato Não Publicitário nos Prémios Lusófonos de Criatividade. A coletânea de vídeos, desenvolvida pela agência Euro M aborda, entre outras matérias, regras de higiene pessoal, regras de limpeza e desinfeção, receção, preparação e confeção de alimentos, layouts e capacidade dos estabelecimentos, regras de controlo de entrada, modo de pagamento, e requisitos para self-service e buffet. Consulte mais informação aqui.

MEDIDAS propostas pela AHRESP

 

Urgente apoio para incentivo ao consumo

A AHRESP defende a atribuição de um desconto de 50%, até ao limite de 10€ por cada refeição consumida nos estabelecimentos de restauração e bebidas, à semelhança do que outros países já implementaram para estimular a economia nacional. O Canal HORECA é dos setores de atividade que maior efeito induzido produz em toda a cadeia de valor, seja no setor primário, secundário ou terciário.

 

Apoio à liquidez para empresas de Animação Noturna

A AHRESP defende, para as empresas de animação noturna, a atribuição de um incentivo não reembolsável, que corresponda a 80% de metade do volume de faturação, registado no e-Fatura no ano 2019. Esta medida, já apresentada ao Governo, deve ser operacionalizada pelo Turismo de Portugal e cumulável com todos os apoios que atualmente se encontram em vigor.