Boletim Diário AHRESP (BDA 66) – 03.07.2020

Informações e Esclarecimentos

Inquérito AHRESP

A AHRESP realizou mais dois Inquéritos, um dirigido às empresas do alojamento turístico e outro direcionado às empresas da restauração e bebidas. Os Inquéritos decorreram entre o dia 29 de junho e o dia 1 de julho de 2020, tendo-se obtido 1.418 respostas válidas.

Principais conclusões – Restauração e Bebidas:

  1. Faturação
  • 50% das empresas registaram uma quebra superior a 60% em junho de 2020, sendo que mais de metade destas tiveram quebras acima dos 80%;
  • 38,1% das empresas declaram a intenção de avançar para a insolvência.
  1. Lay-off
  • 87% das empresas recorreram ao Lay-off simplificado;
  • 54% das empresas não vão conseguir pagar salários em julho, se não tiverem apoio do lay-off no mês corrente.
  1. Salários e Emprego
  • 17% das empresas não conseguiram pagar salários em junho;
  • 15% não vai conseguir manter os postos de trabalho até ao final do ano.
  1. Apoios Financeiros
  • 58% das empresas recorreram a financiamento. Destes requerentes, 84% tiveram o processo aprovado.

 

Principais conclusões – Alojamento Turístico:

  1. Reabertura
  • 73% encerrou por culpa da COVID-19;
  • À data do preenchimento do inquérito, 24% das empresas ainda não tinham reaberto a atividade.
  1. Faturação
  • Mais de 46% das empresas não faturaram no mês de junho;
  • Cerca de 50% das empresas esperam uma taxa de ocupação máxima de 25% para os meses de julho a setembro (tradicionalmente designada por época alta);
  • 18% das empresas declaram a intenção de avançar para a insolvência.
  1. Lay-off
  • 41,7% das empresas recorreram ao Lay-off simplificado;
  • 42,3% das empresas não vão conseguir pagar salários em julho, se não tiverem apoio do lay-off no mês corrente.
  1. Salários e Emprego
  • 28% das empresas não conseguiu pagar salários em junho;
  • 12% não vai conseguir manter os postos de trabalho até ao final do ano.
  1. Apoios Financeiros
  • Apenas 28% das empresas recorreram a financiamento. Dessas, 85% tiveram o processo aprovado.

Consulte os resultados completos no Guia de Negócios AHRESP#2.

 

Inquérito sobre Prorrogação do Lay-off

Na sequência do trabalho conjunto entre a AHRESP e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, foram desbloqueados centenas de processos de lay-off simplificado e respetivas prorrogações que ainda se encontravam por regularizar por parte da Segurança Social. Se o seu processo ainda não está resolvido, responda ao inquérito da AHRESP – clique aqui

 

Plano Prestacional para Contribuições Sociais Diferidas

As empresas têm agora que efetuar o pagamento faseado dos dois terços das contribuições sociais a seu cargo, que não foram pagos nos meses de março a maio. Os dois terços serão pagos em prestações mensais e sucessivas nos meses de julho a dezembro de 2020, sem juros de mora, vencendo-se a primeira prestação no final do mês de julho. Assim, já se encontra disponível na Segurança Social Direta o registo para pedido do plano prestacional. Consulte a informação AHRESP.

 

Orçamento Suplementar 2020 aprovado no Parlamento

O Orçamento Suplementar 2020 foi hoje aprovado no Parlamento, onde constam várias medidas extraordinárias e de prorrogação de determinados apoios financeiros, devido à COVID-19. Aguardamos agora a respetiva promulgação por forma a informar com detalhe todas as medidas consagradas neste Orçamento Suplementar. 

 

Corredores para turistas britânicos

O governo britânico anunciou hoje a lista de países e regiões que farão parte dos “corredores” aéreos do Reino Unido isentos de quarentena. Portugal não faz parte da lista. A Confederação do Turismo de Portugal (CTP), da qual faz parte a AHRESP, já veio apelar à necessidade de reverter esta situação lamentável, para minimizar os impactos na Atividade Turística. Saiba mais aqui.

Dístico com horários na Área Metropolitana de Lisboa

Perante as várias interpretações sobre as limitações ao funcionamento dos estabelecimentos na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e que irão vigorar, pelo menos, até ao próximo dia 14 de julho, a AHRESP disponibiliza aos seus associados um dístico com informação sobre essas regras especiais para a AML, nomeadamente no que diz respeito a horários de funcionamento e venda de bebidas alcoólicas. O dístico deverá ser afixado no estabelecimento.

 

Download de dísitico

AMLhorarios__distico_A4 444.44 KB
Download

Capacidade das Praias

Foram publicados os Despachos da Agência Portuguesa do Ambiente que vêm determinar o número de utentes das praias das regiões do Algarve e do Tejo e Oeste, Norte, Centro e Alentejo. Esta limitação da capacidade destina-se a garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública, tendo em consideração a área útil das zonas destinadas ao uso balnear, as marés e áreas de segurança mínima por utente. 

Consulte aqui a informação referente a cada região:

MEDIDAS AHRESP

 

Eventos familiares e corporativos sem sujeição a número máximo de pessoas

Tal como sempre foi defendido pela AHRESP, a realização de casamentos, batizados e outros eventos de natureza familiar e corporativa não se encontram sujeitos aos limites de 5, 10 ou 20 pessoas, previstos no n.º 1 do artigo 15.º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 51.º-A/2020, de 26 de junho.

 

Reabertura da Animação Noturna

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou ontem uma moção sobre a necessidade de ser estudada a reabertura de bares e discotecas à luz das medidas adotadas para a restauração. A AHRESP continua a defender a absoluta necessidade de reabrir estes estabelecimentos (bares e discotecas) que atravessam uma situação muito difícil sem terem qualquer expetativa de quando podem reabrir. Nessa sequência, reitera-se também a necessidade de serem implementadas medidas de discriminação positiva que permitam a sobrevivência destas empresas e a manutenção dos seus postos de trabalho.

 

Taxa Reduzida nos Serviços de Alimentação e Bebidas

A AHRESP insiste na necessidade da aplicação, de forma temporária, da taxa reduzida do IVA nos Serviços de Alimentação e Bebidas. Esta medida é absolutamente crucial, pois os inquéritos da AHRESP têm evidenciado um aumento preocupante de empresas que declaram a intenção de avançarem para a insolvência.