Novas Orientações da DGS para Ares Condicionados e pagamentos com Notas e Moedas

A Direção-Geral de Saúde emitiu ontem uma atualização à Orientação n.º 023/2020 que define os procedimentos em estabelecimentos de restauração e bebidas. Esta atualização refere-se à climatização dos espaços através de sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e ao pagamento com notas e moedas.

Sobre os sistemas AVAC a DGS considera que pode ser utilizada ventilação mecânica de ar, desde que seja garantida a limpeza e manutenção adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação mecânica (quando esta funcionalidade esteja disponível).

No que se refere ao ato de pagamento, uma vez que o risco da utilização de moedas e notas é considerado muito baixo desde que se cumpram as regras de higienização das mãos. Assim, a DGS sugere que os pagamentos sejam efetuados utilizando vias sem contacto (como aplicações informáticas ou cartões contactless) ou, no caso de serem utilizadas moedas e notas bancárias, as mãos sejam higienizadas após o seu manuseamento. Consulte o Site AHRESP.

 

Infografia DGS (imagem)

Download de ficheiros

Restauração Cartaz DGS explicativo ar condicionado 150.42 KB
Download
Restauração Orientação 023/2020 - Procedimentos em estabelecimentos de Restauração e Bebidas 1.67 MB
Download