Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Conselho de Ministros de hoje aprovou a continuidade do processo de desconfinamento iniciado a 30 de abril, declarando a situação de alerta, contingência e calamidade, consoante o território, com efeito a partir de dia 1 de julho e até ao dia 14 de julho de 2020. Assim:
Para mais informação, clique aqui
Foi hoje aprovada uma proposta de lei, a submeter à apreciação da Assembleia da República, que pretende modificar o regime previsto na lei para o arrendamento não habitacional no sentido de alargar as rendas passíveis de diferimento, estabelecer novas regras para o seu pagamento diferido e prever um mecanismo que facilite o acordo entre senhorio e arrendatário para liquidação das rendas não pagas. Será prestada toda a informação aos nossos Associados logo que estas medidas sejam publicadas. Fique atento.
O Sr. Primeiro-ministro clarificou hoje que o serviço de bebidas nas esplanadas dos estabelecimentos de restauração da Área Metropolitana de Lisboa pode ocorrer após as 20,00 horas nas situações em que as bebidas se destinam a acompanhar a refeição. Sempre que tal não se verifique não pode ser servida qualquer tipo de bebida.
A Segurança Social informou que, a partir de hoje 25 de junho, o formulário de prorrogação do lay-off vai permitir a aplicação desta medida até 31 de julho de 2020. O formulário está disponível na Segurança Social Direta.
O subsídio de férias deve ser pago antes do início do período de férias e, proporcionalmente, para o caso de gozo interpolado das mesmas. Atendendo à conjuntura económica e à atual dificuldade de tesouraria por que passam as nossas empresas, pode ser vantajoso acordar com os trabalhadores o adiamento do pagamento do subsídio de férias.
A AHRESP faculta-lhe uma minuta de Acordo, nos termos legais. Clique aqui
A AHRESP reuniu com vários representantes da área dos eventos para ultimar o Guia de Boas Práticas para Eventos de Natureza Familiar e Corporativos. O Guia segue agora para o Governo, onde procura ser validado pela Direção Geral de Saúde.
O Governo criou uma estrutura com o objetivo de promover o diálogo social. A esta entidade caberá propor a política a seguir nesta matéria, bem como elaborar relatórios sobre contratação coletiva e proceder a análises comparadas sobre diálogo social. Prevê-se ainda que leve a cabo ações de informação e sensibilização junto dos trabalhadores, empregadores e parceiros sociais. A AHRESP tinha já chamado a atenção para a necessidade de dinamização da nossa contratação coletiva, pelo que, enquanto associação que negoceia e celebra contratos coletivos de trabalho, saudamos esta iniciativa e esperamos que possam levar a cabo algumas das medidas propostas pala AHRESP. Saiba mais aqui