INFLAÇÃO | Descida ligeira na restauração, aumento nos produtos alimentares

Após um ano de 2023 marcado pelo abrandamento da inflação global, o mês de janeiro regista um aumento deste indicador, fixado em 2,3% (1,4% em dezembro de 2023), de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta aceleração é em parte explicada pelo aumento de preços da eletricidade e pelo fim da isenção do IVA nos bens alimentares essenciais.

Na classe “Restaurantes, Cafés e Estabelecimentos Similares” a inflação em janeiro fixou-se em 6,6% (6,8% em dezembro 2023), mantendo uma tendência de diminuição contínua, embora de forma ligeira. Situação inversa verifica-se na classe “Produtos Alimentares e Bebidas Não Alcoólicas”, que registam um aumento da inflação em janeiro para 2,7% (1,7% em dezembro 2023), resultado do aumento dos preços quase generalizado nas principais matérias-primas alimentares.

Esta é uma situação comum no início de cada ano, por influência da tendência de aumento generalizado dos preços, que neste mês de janeiro também é marcado pelo aumento dos preços da eletricidade, na ordem dos 14,8%.

A AHRESP alerta uma vez mais para este cenário de aumento de preços neste início de ano, que acarreta maiores custos à operação diária das nossas atividades.

SEJA ASSOCIADO AHRESP