Estudo NielsenIQ | Consumidores reduzem refeições fora de casa

O recente estudo da NielsenIQ “Hábitos de Consumo OOH (Out Of Home)” revela que 41% dos consumidores em Portugal reduziu o consumo de refeições fora de casa. O aumento dos preços e do custo de vida em geral são os principais motivos apontados pela maioria dos inquiridos (62%) para a diminuição da frequência de estabelecimentos de restauração e similares.

O impacto da inflação, das estratégias de poupança das famílias e das novas motivações e exigências dos consumidores estão entre as outras causas que levaram à redução de consumo de refeições fora de casa.

O estudo foi elaborado no decorrer do ano de 2023 pela NielsenIQ, empresa líder mundial em inteligência do consumidor. As conclusões foram reveladas esta segunda-feira numa sessão promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), na Lisbon Food Affair na FIL – Feira Internacional da Lisboa.

Ana Paula Barbosa, diretora de serviços de retalho da NielsenIQ, apresentou o estudo e participou na mesa-redonda juntamente com Jorge Santos Silva, diretor de marketing da Nestlé Professional, e Diogo Pereira Dias, administrador da Sumol+Compal. O debate foi moderado por Alexandre Bastos, presidente do Grupo de Setor da Indústria e do Comércio da AHRESP.

No quadro que se segue, apresentam-se outros detalhes sobre os mais recentes hábitos de consumo em Portugal nos estabelecimentos de restauração e similares.

SEJA ASSOCIADO AHRESP