AHRESP e ASAE esclarecem empresários sobre regras e boas práticas na restauração

Elvas recebeu sessão de esclarecimentos promovida pela AHRESP, que apresentou, em detalhe, a associados e empresários, o seu Guia de “Regras e Boas Práticas na Restauração”. O evento contou ainda com as explicações da ASAE sobre requisitos verificados durante uma ação inspetiva.

Da esquerda para a direita, na foto de topo: Gisela Casquinha, gestora da Delegação AHRESP do Alentejo; Liliana Teixeira, Coordenadora de Equipa Multidisciplinar Alentejo, em representação da ASAE; Cláudio Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Elvas, Filomena Diegues, coordenadora do Departamento Jurídico da AHRESP

Dezenas de empresários assistiram na passada sexta-feira, 10 de novembro, à sessão de esclarecimento sobre regras de boas práticas na restauração, promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em conjunto com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

No Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, o evento contou com a participação de Filomena Diegues, coordenadora do Departamento Jurídico da AHRESP, que abordou em detalhe as informações e recomendações do Guia “Regras e Boas Práticas na Restauração”, que a AHRESP elaborou e lançou recentemente em parceria com a Direção-Geral do Consumidor.

Entrada de animais, cobrança de couvert e de serviços-extra, copos de água, atendimento prioritário, troca de ingredientes ou livro de reclamações foram alguns dos temas abordados pelas oradoras ao longo de duas horas de sessão, que terminou com um momento de perguntas dos empresários e respetivos esclarecimentos por parte das representantes da AHRESP e da ASAE.

Com esta sessão, a AHRESP pretendeu esclarecer os empresários sobre muitas das práticas e situações que ocorrem nos estabelecimentos de restauração e bebidas e que, nos últimos tempos, têm gerado alguma controvérsia também entre os consumidores.

Em representação da ASAE, Liliana Teixeira, coordenadora de Equipa Multidisciplinar, focou a sua intervenção na importância das Fichas Técnicas de Fiscalização disponíveis online, bem como nos principais critérios a ter em conta pelos operadores económicos nos estabelecimentos de restauração e similares.

VEJA ALGUNS DOS MOMENTOS QUE PREENCHERAM A SESSÃO: