AHRESP cria plataforma de eficiência energética para setor da Restauração

Nova plataforma informática vai permitir mitigar problemas de desempenho energético em estabelecimentos de restauração, através da monitorização e análise de consumos de energia. O projeto pretende contribuir para o aumento da literacia energética dos empresários e promover medida e práticas de sustentabilidade ambiental

A AHRESP está a desenvolver uma plataforma informática que vai permitir mitigar problemas identificados no desempenho energético dos estabelecimentos do setor da Restauração.

Destinada a todos os estabelecimentos com o código CAE 56 em Portugal, a plataforma é totalmente gratuita e já permite fazer um pré-registo através do site disponível AQUI.

Financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta nova ferramenta vai promover a eficiência energética, através da monitorização, da análise e do apoio à tomada de decisão sobre os consumos de energia nos estabelecimentos.

Sendo a restauração uma das dez atividades que mais energia consomem, representando mais de 2% do consumo total de eletricidade no país, a AHRESP considera que esta plataforma digital será de elevada utilidade na redução dos avultados encargos financeiros que as empresas têm com os gastos de energia.

O projeto pensado pela AHRESP também vai permitir colmatar o reduzido investimento do setor da restauração em medidas de eficiência energética, bem como ajudar a aumentar a literacia energética dos empresários nesta matéria da sustentabilidade ambiental.

À semelhança do que já acontece com as aplicações informáticas, esta nova ferramenta digital vai ainda permitir registar, criar objetivos, perfis de consumo e realizar diagnósticos energéticos automaticamente, após preenchimento de formulário uniformizado em função da tipologia do restaurante.

Quando se registarem progressos na eficiência e desempenho energético do estabelecimento onde a plataforma for utilizada, será emitido automaticamente um “Selo de Eficiência Energética”. Esta distinção vai permanecer associada ao estabelecimento desde que este mantenha ou supere os objetivos de melhoria do desempenho energético, através de conselhos que vão sendo emitidos pela plataforma.