Nascer do Sol | “O governo tem de olhar para o setor e dar condições para continuar a crescer”

Em entrevista ao jornal semanário “Nascer do Sol”, Ana Jacinto reforça o alerta da AHRESP sobre “ataques” que considera “prejudiciais e inexplicáveis” ao Turismo, um dos motores da economia do país. A secretária-geral da AHRESP antevê a provável destruição da atividade do Alojamento Local caso o Pacote Mais Habitação seja promulgado pelo Presidente da República tal como foi aprovado no Parlamento. Já sobre o impacto da Jornada Mundial da Juventude, Ana Jacinto acredita que pode haver retorno nos próximos anos depois da imagem que Portugal mostrou ao mundo

© Nuno Martinho

  • Jornada Mundial da Juventude

“Do ponto de vista do efeito no turismo temos de esperar para ver, porque o peregrino não é propriamente um turista que deixe uma receita considerável no setor, não é um turista que deguste as nossas refeições na restauração e que pernoite nos nossos alojamentos. 

  • Pacote Mais Habitação/Alojamento Local

“O que sei é que se a lei for promulgada tal e qual como está vai com certeza levar muitos empresários a desistirem destes negócios, porque vão deixar de ser rentáveis e, por outro lado, com a intromissão do reforço de poderes dos condomínios também vão levar a que muitos negócios acabem e vai penalizar uma atividade que é fundamental para o turismo, que não vai deixar de existir só porque existe uma lei a impedir ou a limitar, porque a procura vai continuar a existir. Enquanto houver procura vai haver oferta só que esta oferta vai-se transformar. Em vez de ser uma oferta legal, estruturada e com qualidade vai-se transformar numa oferta ilegal como existia antes.”

  • Perspetivas para o Turismo

“Temos de continuar a ter muita qualidade, a ter muita prudência para não nos deixarmos engolir por outros mercados e para não nos deixarmos ultrapassar. E também precisamos que o Governo olhe para o setor e que nos dê as condições necessárias para continuarmos a crescer e não é com alguns ataques e algumas investidas pouco inteligentes que vamos continuar a crescer. Temos de ter condições para continuar a ser um destino de excelência, com empresas de excelência, de qualidade para continuarmos a ter no nosso país um turismo sempre, sempre a crescer.”

Leia na íntegra a entrevista de Ana Jacinto ao jornal “Nascer do Sol”