“Pão é o alimento primordial da gastronomia portuguesa”, diz Virgílio Gomes

O gastrónomo Virgílio Gomes recorda o processo de classificação da gastronomia portuguesa como bem imaterial do património cultural nacional, que aconteceu em 2000. Mas fala também sobre o pão, como alimento primordial e icónico da nossa gastronomia, que este ano merece a homenagem da AHRESP nas comemorações do Dia da Gastronomia – Património Cultural, que acontece este ano a 26 de julho, em Mafra

© Fotografia e vídeo Nuno Martinho

A AHRESP vai celebrar a gastronomia portuguesa no dia 26 de julho, no Convento de Mafra. O PÃO será o protagonista de um dia que pretende elevar o rico património cultural dos sabores nacionais.

Elevada a bem imaterial do património cultural português, após a aprovação de uma resolução em Conselho de Ministros, no dia 7 de julho de 2000, e da respetiva publicação em Diário da República, a 26 de julho de 2000, a gastronomia portuguesa é uma das maiores riquezas de Portugal e elemento principal em todas as atividades turísticas.

A iniciativa vai contar com mostras e provas de todo o tipo de pães das várias regiões do país e com uma masterclass, que terá em destaque para as receitas das 7 regiões de Portugal em que o pão é o ingrediente principal.

As inscrições para participar no evento são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser efetuadas através do site www.nossagastronomia.pt, onde também se pode aceder ao programa.

É tempo de recordar a importância deste alimento com quem esteve envolvido desde o início no grupo de trabalho que organizou o dossiê para a classificação da gastronomia como bem imaterial do património cultural português: o gastrónomo Virgílio Gomes. Ora Veja: