7 de junho | Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Celebra-se a 7 de junho o DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS com o tema “NORMAS ALIMENTARES SALVAM VIDAS”. O Chef Vítor Sobral, empresário e vice-presidente da AHRESP, deixa uma mensagem de confiança aos consumidores, afirmando que o consumo de alimentos em restaurantes e similares, em Portugal, “é dos mais seguros em todo mundo”

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado a 7 de junho e procura chamar a atenção e inspirar ações que contribuam para a prevenção, deteção e gestão dos riscos alimentares, contribuindo desta forma para a segurança alimentar, a saúde humana, a prosperidade económica, a agricultura, o acesso aos mercados, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

No entanto, a segurança dos alimentos é regularmente considerada pelos cidadãos como um dado adquirido. É muitas vezes invisível até ocorrer uma intoxicação alimentar.

O tema de 2023, “Normas alimentares Salvam Vidas”, destaca que os critérios de segurança alimentar são a base de confiança e, através destes podem ser garantidas a segurança e a qualidade dos produtos alimentares. As normas de segurança alimentar seguidas desde a agricultura, ao processamento, embalamento, distribuição e preparação dos alimentos- quer perto de casa, quer do outro lado do mundo- permitem que os alimentos sejam apreciados pelos consumidores em segurança.

Veja a mensagem do Chef Vítor Sobral neste Dia Mundial da Segurança Alimentar

Para ter acesso à informação AHRESP clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Mantenha a limpeza

Embora a maior parte dos microrganismos não provoque doenças, grande parte dos mais perigosos encontram-se no solo, na água, nos animais e nas pessoas. Estes microrganismos são veiculados pelas mãos, passando para roupas e utensílios, sobretudo para as tábuas de corte, de onde facilmente podem passar para o alimento e vir a provocar doenças de origem alimentar. Assim:

  1. Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, frequentemente, durante todo o processo;
  2. Lave as mãos depois de ir à casa de banho;
  3. Higienize todos os equipamentos, superfícies e utensílios utilizados na preparação dos alimentos;
  4. Proteja as áreas de preparação e os alimentos de insetos, pragas e outros animais.

Separe alimentos crus de alimentos cozinhados

Alimentos crus, especialmente a carne, o peixe e os seus exsudados, podem conter microrganismos perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos, durante a sua preparação ou armazenagem. Assim:

  1. Separe carne e peixe crus de outros alimentos;
  2. Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte, para alimentos crus e alimentos cozinhados;
  3. Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contacto entre alimentos crus e cozinhados.

Cozinhe bem os alimentos

Uma cozedura adequada consegue matar quase todos os microrganismos perigosos. Diversos estudos demonstraram que cozinhar os alimentos a uma temperatura acima dos 70°C garante um consumo mais seguro. Os alimentos que requerem mais atenção incluem carne picada, rolo de carne, grandes peças de carne e aves inteiras. Assim:

  1. Deve cozinhar bem os alimentos, especialmente carne, ovos e peixe;
  2. As sopas e guisados devem ser cozinhados a temperaturas acima dos 70°C (use um termómetro para confirmação). No caso das carnes, assegure-se que os seus exsudados são claros e não avermelhados;
  3. Se reaquecer alimentos já cozinhados assegure-se que o processo é o adequado.

Mantenha os alimentos a temperaturas seguras

Os microrganismos podem multiplicar-se muito rapidamente se os alimentos estiverem à temperatura ambiente. Mantendo a temperatura abaixo dos 5°C e acima dos 60°C, a sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada. Alguns microrganismos patogénicos multiplicam-se mesmo abaixo dos 5°C. Assim:

  1. Não deixe alimentos cozinhados, mais de 2 horas, à temperatura ambiente;
  2. Refrigere rapidamente os alimentos cozinhados e/ou perecíveis (preferencialmente abaixo de 5°C);
  3. Mantenha os alimentos cozinhados quentes (acima de 60°C) até ao momento de serem servidos;
  4. Não armazene alimentos durante muito tempo, mesmo que seja no frigorífico;
  5. Não descongele os alimentos à temperatura ambiente.

 Utilize água potável e matérias-primas seguras

As matérias-primas, incluindo a água e o gelo, podem estar contaminados com microrganismos perigosos ou químicos. Podem formar-se químicos tóxicos em alimentos estragados ou com bolor. Tenha atenção na escolha das matérias-primas e no cumprimento de práticas simples que podem reduzir o risco, tais como a lavagem e o descascar. Assim:

  1. Utilize água potável ou trate-a para que se torne segura;
  2. Selecione alimentos variados e frescos;
  3. Escolha alimentos processados de forma segura, como o leite pasteurizado;
  4. Lave frutas e vegetais especialmente se forem comidos crus;
  5. Não utilize alimentos com o prazo de validade expirado.

Bibliografia

https://www.fao.org/documents/card/en?details=cc3926en

https://www.dgav.pt/