Candidaturas abertas a Linha do Microcrédito Turismo para o Interior

 No âmbito dos objetivos da Agenda do Turismo para o Interior, anunciada no início deste mês na Covilhã, o Turismo de Portugal, I.P. disponibiliza agora a Linha do Microcrédito Turismo para o Interior, criada e regulamentada pelo Despacho Normativo n.º 8/2023, de 17 de maio.

Com uma dotação global de 15 milhões de euros, a linha destina-se a apoiar financeiramente o desenvolvimento de projetos de investimento promovidos pelas micro e pequenas empresas, localizadas nos territórios de baixa densidade, que contribuam para a melhoria da sua competitividade, para uma adequada e sustentável estruturação da oferta turística e para a qualificação dos territórios do Interior do país.

Para ter acesso à informação AHRESP clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Este apoio está direcionado para as micro e pequenas empresas de turismo localizadas nos Territórios de Baixa Densidade (apresentados no anexo III da Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2016, de 24 de novembro) e que desenvolvam, ou pretendam desenvolver (no caso de empresas novas), atividade económica principal enquadráveis, de entre outras, nas CAE:

  • 551 (estabelecimentos hoteleiros)
  • 55201 (alojamento mobilado para turistas)
  • 55202 (turismo no espaço rural)
  • 55204 (outros locais de alojamento de curta duração)
  • 55300 (parques de campismo e de caravanismo)
  • 561 (restaurantes)
  • 563 (estabelecimentos de bebidas)

São ainda abrangidas todas as CAE que correspondem às atividades económicas associadas às Lojas com História e aos estabelecimentos que promovam a venda de produtos locais e regionais.

Consideram-se projetos enquadráveis:

  • Remodelação de um restaurante, loja de artesanato ou loja com história;
  • Requalificação/remodelação de um Alojamento Local; ou
  • Criação ou modernização de uma empresa de animação turística.

O apoio concedido assume a natureza de empréstimo sem quaisquer juros remuneratórios, sendo a taxa de financiamento de 90% aplicável ao investimento elegível num limite máximo de 30.000 euros.

As candidaturas são apresentadas em contínuo, mediante preenchimento de formulário eletrónico disponível na Plataforma Candidatura SGPI, do portal do Turismo de Portugal, I.P., sendo que o prazo de candidaturas vigorará até se esgotar a dotação.

Aceda a toda a informação no portal do Turismo de Portugal, I.P.

Aceda AQUI ao suporte informativo AHRESP com informação técnica mais detalhada

Esta informação não dispensa a consulta do Despacho Normativo n.º 8/2023