Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A AHRESP, enquanto promotora de ferramentas de apoio aos seus associados, viu ser aprovada uma candidatura para criação de uma plataforma informática de monitorização, análise e apoio à decisão, relativamente aos consumos de energia num restaurante. Esta ferramenta está a ser financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) de energia elétrica, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Apesar do setor da restauração ser um dos maiores consumidores de energia a nível nacional, este foi considerado também o setor que maior indiferença demonstra relativamente a aspetos ligados à utilização de energia. Estima-se que apenas 3,8 % dos agentes económicos da restauração tenham um elevado conhecimento nesta área.
Ora, numa altura em que os custos com a energia dispararam e em que existe ainda pobreza energética, infelizmente, presente sobretudo nas micro e pequenas empresas de restauração de cariz familiar, impera a necessidade de colmatar alguns aspetos relacionados com o tema, nomeadamente, promover a importância da eficiência energética no setor da restauração, aumentar a literacia energética nesta atividade e incorporar tendências e as melhores práticas no uso racional da energia.
Face ao exposto, a AHRESP está a implementar uma medida intangível, inovadora e capaz de mitigar os problemas identificados no desempenho energético do setor da restauração, através da criação de uma plataforma informática de monitorização, análise e apoio à decisão sobre os consumos de energia num restaurante. Com a informação disponibilizada nesta plataforma será possível traçar um objetivo de evolução no uso racional de energia, através da proposta de implementação de medidas de eficiência energética, na sua maioria de caráter comportamental, na utilização da energia elétrica e gás natural.
A ferramenta a desenvolver é totalmente gratuita, destina-se a todos os estabelecimentos de restauração (CAE 56), a nível nacional, e deverá conseguir registar, criar objetivos, perfis de consumo e realizar diagnósticos energéticos automaticamente, após preenchimento de um formulário uniformizado em função da tipologia do restaurante. Adicionalmente, será emitido um “Selo de Eficiência Energética”, alusivo a estabelecimento da restauração eficiente no uso da energia, assim que sejam registados progressos no desempenho energético. Para manter a distinção emitida, o estabelecimento terá de manter ou superar os objetivos de melhoria do desempenho, através de conselhos emitidos automaticamente pela plataforma.
A AHRESP irá promover uma conferência sobre os desafios da eficiência energética para o Canal HORECA, no dia 14 de fevereiro na Lisbon Food Affair, onde irá apresentar esta nova ferramenta.
Poderá consultar o programa e garantir a sua inscrição!