Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Protocolo de colaboração foi assinado entre as entidades na passada segunda-feira. À AHRESP cabe colaborar na identificação das necessidades de formação específica no turismo e divulgar o programa junto dos seus associados.
Luís Araújo (Presidente do Turismo de Portugal) e Carlos Moura (Presidente da AHRESP)
A AHRESP e o Turismo de Portugal assinaram esta segunda-feira, 16 de janeiro, um protocolo de colaboração para o Programa Formação + Próxima. Este protocolo surge na sequência da já longa parceria que a AHRESP tem como o Turismo de Portugal, não só nas áreas da formação e capacitação de profissionais, como de qualificação e apoio às empresas e promoção da gastronomia portuguesa.
O objetivo do Formação + Próxima é capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através de formações nas áreas das hard e soft skills (competência técnicas e sociocomportamentais), através de um programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal.
Este programa pretende descentralizar a formação e adaptá-la às necessidades locais, à diversidade das empresas do setor em todo o território nacional. Propõe-se ainda ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
A AHRESP, enquanto agente de conhecimento e de desenvolvimento do canal HORECA, dotada de forte capacidade de mobilizar os seus associados e o tecido empresarial, constitui-se como um parceiro de importância estratégica para o desenvolvimento do Programa Formação + Próxima. À associação cabe colaborar na identificação das necessidades de formação específica no turismo e divulgar o Programa Formação + Próxima junto dos seus associados através dos seus canais de comunicação. Contribuiremos igualmente para a disponibilização de espaços e para a identificação de potenciais formadores que possam integrar a bolsa de formadores do programa.
O Programa Formação + Próxima está inserido na medida P4.2 – Conhecimentos e Qualificações do Pilar 4 do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, aprovado pelo governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, que contempla um conjunto de medidas que visam estimular a economia e a atividade turística, permitindo superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 27.