Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Quem apostou as fichas em José Avillez, ganhou: o Chef português faz história na gala do Guia Michelin Espanha e Portugal 2023, ao ter dois restaurantes com estrelas Michelin: o Belcanto, que mantém as duas estrelas, e o Encanto, primeira estrela para um restaurante vegetariano nacional
© Fotografia: joseavillez.pt
Em 2021, o Guia Michelin atribuiu 33 Estrelas a restaurantes portugueses (sete dos quais com 2 estrelas), mais cinco do que no ano anterior. Este ano, e à semelhança de todas as galas, as especulações são muitas, mas é unânime que deverá haver uma grande surpresa para Portugal: veremos, enfim, um restaurante nacional com 3 estrelas? Ou o anúncio de que Portugal terá um guia separado de Espanha? Ou a primeira estrela para um restaurante vegetariano? A resposta já chegou e a gala distinguiu o ‘Encanto’, restaurante vegetariano de José Avillez, que faz história ao tornar-se o primeiro chef português a surgir com dois restaurantes na lista de ouro, uma vez que o ‘Belcanto‘ mantém as 2 estrelas.
Miguel Pires, do site Mesa Marcada, avançava ontem ao Público que havia probabilidade de a organização Michelin distinguir um restaurante vegetariano, numa tendência que vem ganhando cada vez mais visibilidade e atenção. Neste segmento, o responsável do Mesa Marcada, apostou as suas fichas no ‘Arkhé’, de João Ricardo Alves, e no ‘Encanto’, o vegetariano de José Avillez. “Dado a forma atenta como a Michelin sempre acompanhou o trabalho de Avillez, este seria, talvez, a escolha mais provável”, refere o Público. E confirmou-se.
Fonte: Público