Legionella – Saiba o que fazer!

A Legionella é um género de bactérias patogénicas que podem causar infeções que conduzem à legionelose, mais conhecida como doença dos legionários, sendo a Legionella pneumophila a principal responsável por esta doença. É, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o agente patogénico aquático com maior impacto na saúde, no qual a transmissão ocorre por inalação de partículas de água contaminadas com a bactéria, através dos sistemas de produção de água quente (por exemplo, chuveiros, torneiras, banheiras de spas/hidromassagem, etc..), podendo provocar pneumonia atípica.

De acordo com a Lei n.º 52/2018 de 20 de agosto, a avaliação do risco de Legionella e a sua monitorização constante tornaram-se obrigatórias para todas as entidades com acesso ao público e que possam gerar aerossóis. Isto é, todos os edifícios e estabelecimentos, sejam eles de gestão pública ou privada, que possam libertar gotículas de água, têm de analisar e classificar a possível exposição das águas à bactéria e assegurar a minimização do risco através de uma estratégia preventiva.

Neste documento, disponível apenas para associados, fazemos um resumo sobre as obrigações a cumprir. Recomendamos ainda vários artigos e aconselhamos a sua leitura.

A AHRESP dispõe de serviços de atendimento gratuito para os seus associados para esclarecimento de qualquer questão relacionada com a Legionella. Para além disso, dispõe de Parceiros que prestam serviços de implementação do plano de controlo e prevenção da Legionella.

Para ter acesso a toda a informação,  clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiros

Legionella_artigocompleto_Jul22 564 KB
Download
Despacho Legionella n.º 1547 - 2022 946.21 KB
Download
Lei n.º 52 - 2018 356.31 KB
Download
Portaria n.º 25 - 2021 1 MB
Download

SEJA ASSOCIADO AHRESP