Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Já são conhecidas as novas regras que irão vigorar já a partir de amanhã. Assim, e com impacto para as atividades representadas pela AHRESP, salientamos:
Conheça todas as regras aqui
Resultam deste novo diploma algumas dúvidas que estamos a esclarecer junto da tutela.
Foi também publicado o decreto que agrava o regime contraordenacional no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta e no teletrabalho obrigatório durante o estado de emergência. Mais informação aqui
No âmbito da inquirição mensal que a AHRESP tem vindo a realizar às empresas do alojamento turístico e das empresas da restauração e bebidas, o inquérito referente ao mês de dezembro decorreu entre os dias 6 e 12 de janeiro de 2021, tendo sido obtidas um total de 965 respostas válidas (505 na restauração e similares e 460 no alojamento turístico).
Este inquérito foi realizado pela NIELSEN, uma empresa internacional de elevada reputação na execução de estudos de mercado e de opinião, com enorme experiência no Canal HORECA.
Restauração e Bebidas – Principais conclusões:
FATURAÇÃO:
SALÁRIOS E EMPREGO:
PERSPETIVAS DE RECUPERAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA:
Alojamento Turístico – Principais conclusões:
FUNCIONAMENTO E OCUPAÇÃO:
O Presidente do Governo Regional anunciou ontem a implementação de novas medidas de contenção da propagação do vírus na ilha de S. Miguel a partir das 00:00 horas de sexta-feira e até às 23:59 horas do próximo dia 22 de janeiro, onde se inclui a implementação de cercas sanitárias nas freguesias de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, e em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.
A hora para recolher obrigatório em toda a ilha é também antecipado para as 20:00 horas durante a semana, mantendo-se a partir das 15:00 horas ao fim de semana. Mais informação aqui.
Foram também anunciadas novas medidas para o apoio às famílias e às empresas prejudicadas pela pandemia nos Açores:
Mais informação aqui.
A AHRESP entregou hoje ao Governo uma proposta de novas medidas que visam Proteger as Empresas e o Emprego e que consistem no reforço dos apoios a fundo perdido, na maior proteção do emprego e na intensificação do apoio ao pagamento das rendas.
Ao final da tarde de hoje, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição anunciou novos apoios à economia e ao emprego.
A AHRESP congratula-se com o anunciado reforço e aceleração da atribuição do fundo perdido, bem como o alargamento, já comunicado em 2020, aos empresários em nome individual sem contabilidade organizada e às médias empresas, tal como a AHRESP propôs.
Nos apoios ao emprego também anunciados, e perante as dúvidas quanto à sua aplicação, aguardamos a rápida regulamentação, tendo a AHRESP a expetativa que o seu acesso seja célere e universal.
Por último, lamentamos que o apoio às rendas comerciais não tenha sido objeto de reforço, à semelhança do Programa APOIAR, uma vez que é incomportável suportar a totalidade deste relevante custo de atividade das nossas empresas, estando as mesmas legalmente impedidas de funcionar