Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A AHRESP tem defendido a necessidade do reforço da liquidez das empresas, da maior proteção do emprego e do apoio ao pagamento das rendas comerciais. Hoje o Governo respondeu ao apelo da AHRESP, aprovando medidas que terão impacto positivo nas empresas do alojamento turístico e da restauração e similares, diminuindo o risco de insolvências e de despedimentos.
As medidas anunciadas pelo Governo irão ter um impacto positivo, atenuando a reconhecida débil situação de milhares de empresas destes setores de atividade. São mecanismos de alcance económico e financeiro, de médio prazo, estendidos ao longo do primeiro semestre de 2021.
Será justo reconhecer a disponibilidade manifestada pelo Governo em aceitar trabalhar intensamente com a AHRESP na procura de soluções equilibradas e com oportunidade.
O pacote de medidas apresentado percorre cinco áreas de intervenção, nomeadamente, apoio ao emprego, alargamento do Apoiar, apoio ao pagamento de rendas, fiscalidade e financiamento. Foram ainda sinalizadas medidas específicas para os estabelecimentos legalmente encerrados desde março.
A AHRESP tem procurado, permanentemente, apresentar ao Governo e à opinião pública, a real situação das empresas do alojamento turístico e da restauração e similares a cada momento, suportada pelo conhecimento profundo que tem do tecido empresarial destas atividades económicas e dos inquéritos realizados ao longo de todos os meses da pandemia.
Aguardamos com natural expetativa a rápida implementação deste conjunto de medidas, manifestando total disponibilidade em continuar a trabalhar com o Governo e em particular com o Ministério da Economia, nos mecanismos que se revelarem oportunos e adequados, se a conjuntura atual se prolongar para além do período já identificado.