Entrevista de ana jacinto à sic disponível aqui
“Onde está a luz ao fundo do tunel para estas empresas?”
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, marcou ontem presença na Edição da Noite da SIC Notícias, onde se mostrou preocupada com o novo apoio às empresas criado pelo Governo:
“Era imprescindível termos regimes de apoio à manutenção dos postos de trabalho”
“Se o regime de lay-off já se tinha mostrado insuficiente, o apoio extraordinário para a retoma só vai trazer mais complexidade às empresas”
“A maioria das empresas deste setor são micro empresas e empresários em nome individual”
“O setor só está a funcionar a 50% da sua capacidade por decreto. Não é por opção do empresário”
“Se já o outro regime era insuficiente, além das moratórias, que já estão a acabar, e do endividamento, este também o é”
“A AHRESP tem vindo a apresentar propostas de forma contínua”
“A baixa do IVA serviria para aumentar o consumo e aumentar a liquidez nas tesourarias das empresas”
“Estamos a trabalhar a 50%, mas pagamos rendas a 100%”
“O que as empresas nos dizem é que estamos a chegar a uma altura em que não aguentamos mais. Vamos fechar portas e despedir os nossos trabahadores”
“Empresas encerradas hoje significa subsídios de desemprego amanhã”
“Quando as empresas já se tinham habituado ao lay-off, agora surge um novo mecanismo, com novas complexidades. Para estas micro-empresas isto é um inferno”
“São necessários incentivos ao consumo”
“As empresas de animação noturna continuam sem soluções há cinco meses, sem faturar e com encargos por liquidar. Porque mesmo com o lay-off há uma parte que cabe à entidade empregadora. Onde é que está o copo meio cheio? Ja dissemos ao Gverno: se não podem abrir por razões sanitárias, então tem de apoios concretos. Não temos respostas, Onde está a luz ao fundo do tunel para estas empresas?”
“O diálogo com o Governo tem sido permanente. Os resultados é que não têm aparecido”
Assista à entrevista completa de Ana Jacinto em: https://sicnoticias.pt/economia/2020-07-30-Restauracao-e-alojamento.-Onde-esta-a-luz-ao-fundo-do-tunel-para-estas-empresas-