publicidade
Hotelaria Ar Livre
Turismo de Ar Livre e Campismo: Campistas | Dormidas | Estada Média
De acordo com os dados divulgados (14.fevereiro.2019) pelo INE, o Turismo de Ar Livre e Campismo registou 2,0 mil milhões de campistas (+2,6%), que resultaram em 6,9 mil milhões de dormidas (+4,8%).
Hotelaria Ar Livre
Entrevista a Beatriz Santos
Responsável por mais de seis milhões de dormidas anuais em território português, a Hotelaria de Ar Livre, campismo, caravanismo e parques temáticos, encara presentemente a evolução dos perfis de utilizadores, cada vez mais segmentados e exigentes, o que obriga à criatividade e inovação por parte dos agentes desta atividade turística. Beatriz Santos conta como se faz face aos novos desafios no Grupo de Setor da AHRESP a que preside,
Turismo
Receitas internacionais do turismo
Em 2018, as receitas turísticas internacionais em Portugal, que representam as Exportações do Setor do Turismo, chegaram aos 16,6 mil milhões €, representando um crescimento homólogo de +9,6%, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Turismo
SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL PARA 2019 – REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
Foi publicado em Diário da República, o Decreto Legislativo Regional n.º 1/2019/M, de 15 de fevereiro, que aprova o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG) para vigorar na Região Autónoma da Madeira.
Turismo
Impacto do Brexit no Turismo nacional
A Secretária-Geral da nossa Associação, Ana Jacinto, foi convidada pela SIC Notícias a identificar o impacto do Brexit no setor do Turismo nacional. Veja o vídeo.
Turismo
Entrevista a António Ceia da Silva
António Ceia da Silva conta como o Turismo do Alentejo e Ribatejo tem apostado no desenvolvimento da oferta em novos produtos turísticos para atrair visitantes internacionais durante todo o ano, o que é visível nos estabelecimentos de Restauração e Alojamento. Os Caminhos de Santiago são a próxima aposta.
Restauração
Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR)
O regime jurídico de acesso e exercício de atividades de comércio, serviços e restauração (RJACSR), que entrou em vigor no dia 1 de março de 2015, veio consolidar num único diploma as regras de acesso e exercício de um amplo conjunto de atividades, cuja regulamentação se encontrava antes dispersa. Consulte aqui.
Restauração
Formação em Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Princípios gerais de emergência e evacuação
As empresas devem formar em número suficiente, tendo em conta a dimensão da empresa e os riscos existentes, os trabalhadores responsáveis por Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Princípios Gerais de Emergência e Evacuação.
Restauração
Formação em Princípios Gerais de Higiene e Segurança no Trabalho
O regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho (Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro e suas alterações) estabelece que todo o trabalhador deve receber formação adequada no domínio da segurança e saúde no trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho e o exercício de atividades de risco elevado.
Restauração
Formação em Higiene e Segurança Alimentar
A Formação em Higiene e Segurança Alimentar é obrigatória para todos os manipuladores de alimentos no setor da hotelaria e restauração. Se não cumpre este requisito obrigatório, garanta já a inscrição para frequentar esta formação.
Restauração
Formação Profissional – Relatório único
Formação Profissional: o Relatório Único é o documento que os empregadores têm que apresentar anualmente, à ACT- Autoridade para as Condições de Trabalho, com toda a informação sobre a atividade social da sua empresa.