Região Centro: Candidaturas abertas para pequenos investimentos com fundo perdido entre 40% e 50% (Sistemas de Incentivos de Base Territorial)

 No âmbito do Programa Regional do Centro 2030, foram lançados 6 novos avisos para Sistemas de Incentivos de Base Territorial destinados a apoiar projetos de investimento de pequena dimensão para criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade.

Os projetos deverão estar enquadrados com a estratégia de abordagem territorial de cada Comunidade Intermunicipal (CIM) da região Centro, que promovam a diversificação da base produtiva regional, desde que relacionadas com:

o   Criação de micro e pequenas empresas;

o   Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, com pelo menos 5 anos de atividade à data de submissão da candidatura, designadamente através do aumento de produção, integração em cadeias de valor e expansão de redes empresariais ou outros projetos de ganhos de escala.

taxa de financiamento varia de 40% a 50% (apoio a fundo perdido), consoante o projeto de investimento seja realizado em territórios não considerados de baixa densidade ou territórios efetivamente de baixa densidade. São apoiados projetos de investimento com despesa elegível desde 40 mil a 300 mil euros.

Dos 6 avisos abertos, 5 estão direcionados para projetos de investimento em atividades económicas do Turismo, nas CAE:

Para ter acesso à informação AHRESP clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

o   551 (estabelecimentos hoteleiros)

o   55202 (turismo no espaço rural)

o   55300 (Parques de Campismo e Caravanismo)

o   56101 e 56104 (Restauração)

 Estes avisos correspondem às seguintes regiões, as quais têm cada uma associada o seu Aviso:

o   ITI – CIM da Região Beiras e Serra da Estrela 

o   ITI – CIM da Região Viseu Dão Lafões 

o   ITI – CIM da Região de Coimbra 

o   ITI – CIM da Região de Leiria

o   ITI – CIM da Região do Médio Tejo  

Aceda às fichas informativas AHRESP para cada região abrangida:

o   ITI – CIM da Região Beiras e Serra da Estrela 

o   ITI – CIM da Região Viseu Dão Lafões 

o   ITI – CIM da Região de Coimbra

o   ITI – CIM da Região de Leiria

o   ITI – CIM da Região do Médio Tejo 

As candidaturas deverão ser formalizadas até 29 de novembro ou 31 de dezembro de 2024, dependendo de cada Aviso, em formato online no Balcão dos Fundos. Disponível aqui: Balcão dos Fundos (balcaofundosue.pt)

Os serviços da AHRESP encontram-se à sua disposição para mais esclarecimentos (T: 213 527 060 | E: carla.costa@ahresp.com)