As notícias que marcam o dia: 17 JUNHO

Todos os dias a AHRESP faz um resumo sobre as notícias que estão a marcar o dia nos meios de comunicação social e que verdadeiramente importam aos setores representados pela associação. Veja aqui as novidades que interessam ao seu negócio.

Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP.

Tema em destaque:

Paula Franco: “Os nossos salários são muito baixos para a carga de imposto que temos”

Para ter acesso à revista de imprensa AHRESP clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Temas em destaque: 

Paula Franco: “Os nossos salários são muito baixos para a carga de imposto que temos”
Paula Franco defende uma redução gradual da carga fiscal para que Portugal se aproxime da média europeia. Em relação aos jovens, diz que, mais importante do que a redução do IRS, é resolver o problema da habitação.
Mais de 495 mil imigrantes pagam Segurança Social
Os dados mais recentes mostram que as contribuições de trabalhadores estrangeiros atingiram, em 2022, mais de 1,8 mil milhões de euros. Mediana salarial é inferior à dos portugueses João Maltez O número médio mensal de imigrantes registados na Segurança Social e a trabalhar por conta de outrem em 2023 superou os 495 mil, um acréscimo de 35,5% face ao ano anterior, de acordo com um estudo agora publicado pelo Banco de Portugal (BdP).
Mulheres, precárias e pobres. O retrato português no Dia Mundial do Trabalhador Doméstico
Os números declarados à Segurança Social aumentaram 70%. A subida deve-se à obrigatoriedade dos empregadores declararem esta atividade. Mas o quadro do trabalho doméstico continua precário: a maioria são mulheres imigrantes que nem auferem o salário mínimo. Há, no entanto, uma minoria que ganha quase o dobro.
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, expôs a sua “oposição à implementação de uma taxa turística regional”, anunciou o Executivo em comunicado. Segundo a nota, durante uma audiência com o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), Mário Fortuna, o líder do Executivo regional “manifestou a sua oposição à implementação de uma taxa turística regional, após reflexão conjunta com a CCIPD, a Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação de Alojamento Local dos Açores (ALA)”.