Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A Legionella é um género de bactérias patogénicas que podem causar infeções que conduzem à legionelose, mais conhecida como doença dos legionários, sendo a Legionella pneumophila a principal responsável por esta doença. É, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o agente patogénico aquático com maior impacto na saúde, no qual a transmissão ocorre por inalação de partículas de água contaminadas com a bactéria, através dos sistemas de produção de água quente (por exemplo, chuveiros, torneiras, banheiras de spas/hidromassagem, etc..), podendo provocar pneumonia atípica.
De acordo com a Lei n.º 52/2018 de 20 de agosto, a avaliação do risco de Legionella e a sua monitorização constante tornaram-se obrigatórias para todas as entidades com acesso ao público e que possam gerar aerossóis. Isto é, todos os edifícios e estabelecimentos, sejam eles de gestão pública ou privada, que possam libertar gotículas de água, têm de analisar e classificar a possível exposição das águas à bactéria e assegurar a minimização do risco através de uma estratégia preventiva.
Neste documento, disponível apenas para associados, fazemos um resumo sobre as obrigações a cumprir. Recomendamos ainda vários artigos e aconselhamos a sua leitura.
A AHRESP dispõe de serviços de atendimento gratuito para os seus associados para esclarecimento de qualquer questão relacionada com a Legionella. Para além disso, dispõe de Parceiros que prestam serviços de implementação do plano de controlo e prevenção da Legionella.
Para ter acesso a toda a informação, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.
Depois volte a entrar nesta página.