Boletim Diário AHRESP (BDA 452) – 17.01.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Programa de Apoio à Produção Nacional (Economia Verde): candidaturas abertas no Algarve

Estão abertas as candidaturas para o Programa de Apoio à Produção Nacional, que pretende apoiar o investimento em eficiência energética e a promoção de práticas circulares nas micro e pequenas empresas da região NUTS-II Algarve.

O apoio a atribuir assume a forma de subvenção não reembolsável e corresponde a uma taxa base de 40% do investimento elegível aprovado (para territórios algarvios de baixa densidade) ou a 30% do investimento elegível (para os restantes territórios do Algarve).

Os projetos de investimento devem apresentar um mínimo de despesa elegível de 20 mil euros e máxima de 235 mil euros, não podendo estar iniciados à data de apresentação da candidatura. Como condição de acesso, a empresa deve ter no mínimo um funcionário afeto aos quadros da empresa no ano pré-projeto.

A apresentação de candidaturas é efetuada no Balcão 2020, em duas fases: a primeira decorre entre 17 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022 (19 horas); a segunda fase decorre até 31 de março de 2022 (19 horas). Saiba mais aqui

 

Nova medida de apoio à contratação: Compromisso Emprego Sustentável

A Portaria n.º 38/2022 veio criar e regulamentar a medida Compromisso Emprego Sustentável, que consiste num incentivo à contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP, assentando na combinação de um apoio financeiro à contratação (5.318,40€) e de um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a Segurança Social durante um ano, correspondente a metade do valor das contribuições a cargo da empresa, relativamente aos contratos de trabalho apoiados.

stão previstas majorações do apoio financeiro, sempre que esteja em causa a contratação de jovens até aos 35 anos, a contratação de pessoas com deficiência e incapacidade, a celebração de contratos com remuneração base igual ou superior a duas vezes o valor do salário mínimo nacional, posto de trabalho localizado em território do interior e, ainda, a contratação de pessoas do sexo sub-representado na profissão.

São requisitos para a concessão dos apoios financeiros os seguintes:

  • a publicitação e registo de oferta de emprego, no portal https://iefponline.iefp.pt/, sinalizada com a intenção de candidatura à medida;
  • a celebração de contrato de trabalho sem termo com desempregado inscrito no IEFP;
  • a criação líquida de emprego e a manutenção do nível de emprego atingido por via do apoio durante, pelo menos, 24 meses;
  • a provisão de formação profissional durante o período de duração do apoio.

Os períodos de abertura e encerramento de candidaturas serão divulgados pelo IEFP. Saiba mais aqui

 

Receita regional: Açorda Alentejana 

A etimologia do termo “açorda” remonta ao árabe. Com a chegada dos muçulmanos à Península Ibérica no início do século VIII terá chegado também a açorda. A açorda é ainda hoje um prato de referência do Alentejo.

A receita do chef Pedro Mendes é o 7º de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha,. Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições.  Veja aqui o vídeo da receita feita pelo chef Pedro Mendes.

Medidas ahresp

20 propostas AHRESP para o relançamento da economia

Com a incerteza da evolução da pandemia, da atual conjuntura relativa a custos energéticos e matérias-primas e reconhecendo a importância das nossas atividades económicas, a AHRESP considera absolutamente essencial que o próximo Governo promova um alinhamento estratégico com vista à recuperação e desenvolvimento do nosso tecido empresarial, decisivo para a retoma da economia nacional.

Entre as 20 propostas apresentadas, assentes em cinco eixos, a AHRESP defende as seguintes medidas, no campo da Capitalização de Empresas:

  • Instrumentos financeiros para a redução do endividamento das empresas
  • Novos investimentos e requalificação das empresas

Consulte aqui as20 propostas AHRESP

 

Manual de Negócios AHRESP nº 39 no site

Está disponível o Manual de Negócios AHRESP nº 39.

Nesta edição, pode ver com detalhe as 20 propostas que a AHRESP enviou aos partidos políticos; os resultados do Inquérito AHRESP de dezembro; os resultados do novo barómetro AHRESP; ler uma entrevista a Jaime Quesado, do programa Hotel 4.0, e saber que apoios estão, ainda disponíveis. Consulte aqui Manual de Negócios AHRESP nº 39

 

Barómetro AHRESP: o impacto dos custos energéticos no negócio

Já sentiu o impacto da subida dos custos de energia e de matérias-primas na sua atividade económica? Se respondeu “sim” à questão anterior, irá imputar a subida desses custos nos preços de venda aos seus clientes?

Estas foram as perguntas colocadas aos representantes da AHRESP a nível nacional e cujos resultados são agora publicados, pela primeira vez, no Manual de Negócios AHRESP nº 39.

Segundo os resultados do novo Barómetro AHRESP, que irá colocar, mensalmente, questões concretas aos decisores das empresas de restauração e similares e alojamento turístico de todo o território nacional, com cargos de representação na AHRESP, o aumento dos custos da energia já está a causar danos.

Para 88% dos inquiridos, na sua grande maioria micro e pequenas empresas, o impacto da subida dos custos de energia e de matérias-primas na sua atividade económica já está a ser sentido.

A subida de custos poderá mesmo vir a ter impacto nos preços de venda aos seus clientes. De facto, 54,5% têm essa possibilidade em conta, apesar de perto de 32% ainda não saberem se tal irá acontecer. Consulte aqui o Barómetro AHRESP