Boletim Diário AHRESP (BDA 337) – 30.07.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Apoio à Retoma Progressiva prorrogado enquanto existirem restrições

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros de ontem, foi aprovado o decreto-lei que prolonga o Apoio à Retoma Progressiva, enquanto existirem restrições associadas à pandemia.

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 75% poderão continuar a reduzir o período normal de trabalho (PNT) até 100%. Essa redução de 100% está disponível para a totalidade dos trabalhadores caso as empresas se enquadrem nos setores dos bares, discotecas, parques recreativos e fornecimento ou montagem de eventos. Para as empresas dos restantes setores de atividade, a redução de 100% do PNT continua a estar limitada a 75% dos trabalhadores.

Estas empresas devem manter os estabelecimentos abertos. Para acederem a este instrumento, as empresas passam a estar impedidas de proceder a despedimentos no prazo de 90 dias após a cessação do apoio (atualmente, essa proibição vigora durante 60 dias). Comunicado disponível aqui

 

Manual de Negócios AHRESP nº 28

Fica hoje disponível o Manual de Negócios AHRESP nº 28, atualizado a 30 de julho. Nesta edição, destaque para a Animação Noturna, que só reabre em outubro, colocando em risco estas empresas, encerradas desde o início da pandemia.

E a razão pela qual, mais do que nunca, é essencial implementar o plano de 10 medidas para as empresas do canal HORECA, que a Associação apresentou ao Governo e ao qual ainda não obteve resposta, exceto para o alargamento dos horários da restauração e similares.

Não perca ainda o resumo de toda a informação de que precisa para gerir o seu negócio: o que foi anunciado em Conselho de Ministros, as regras (ainda) em vigor, os apoios atualmente disponíveis, as boas práticas que o seu estabelecimento tem de seguir, as perguntas e respostas mais frequentes. Consulte aqui o MN#28

 

Esclarecimentos sobre testagem e certificados no site da AHRESP

Com a continuidade e alargamento da obrigatoriedade de apresentação de Certificado Digital Covid-19 e de teste negativo para entrar no interior dos estabelecimentos, a AHRESP recorda que no site da AHRESP – e também no Manual de Negócios AHRESP, estão disponíveis respostas a perguntas e dúvidas que colocámos à tutela, suscitadas pela publicação das regras que ainda estão em vigor (não as que foram anunciadas ontem), com particular destaque para as que dizem respeito à obrigatoriedade de exibição de certificado digital ou teste COVID negativo para acesso aos estabelecimentos de Restauração e Bebidas e de Alojamento Turístico.

Esta informação será atualizada assim que for publicado o diploma que regulamentará as regras a partir de 1 de agosto. Para aceder à informação, clique aqui.

 

Como pedir certificado digital

Além de poder ser pedido através do portal do SNS e da aplicação SNS 24, o Certificado Digital COVID da União Europeia (UE) também pode ser pedido num dos mais de 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental e através do serviço SNS 24 Balcão, disponível em várias juntas de freguesia.

Mais informação aqui

 

Saldo acumulado no IVAucher disponível através da e-fatura

Já se encontra disponível o saldo que cada contribuinte acumulou durante o mês de junho no Programa IVAucher, podendo ser consultado no portal e-fatura e na aplicação móvel e-Fatura para iOS ou Android. No mês de junho de 2021, foram registadas nos setores do alojamento, cultura e restauração, um total de 6.221.813 faturas com indicação de Número de Identificação Fiscal (NIF).

O referido número de faturas emitidas com o NIF de consumidores nos setores abrangidos pelo Programa IVAucher corresponde a um acréscimo de 34% face a junho de 2020, e a consumos no total de 167 milhões de euros.

O saldo do IVA acumulado pelos contribuintes no Programa IVAucher durante o mês de junho ascende a 21,2 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 48% face ao valor registado em junho de 2020 e apenas 2 milhões de euros abaixo do cenário pré-pandemia, em junho de 2019. Notícia completa aqui 

 

PIB regista aumento no 2º trimestre de 2021

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB registou uma variação positiva de 15,5% no 2º trimestre de 2021, face ao período homólogo (2º trimestre 2020).

Esta evolução é influenciada por um efeito base, uma vez que as restrições sobre a atividade económica em consequência da pandemia se fizeram sentir de forma mais intensa nos primeiros dois meses do segundo trimestre de 2020, conduzindo então a uma contração sem precedente da atividade económica.

O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB acentuou-se e o contributo da procura externa líquida foi menos negativo no 2º trimestre, traduzindo sobretudo o aumento mais significativo das exportações de bens. Dados completos disponíveis aqui 

 

Dormidas de residentes aumentaram no 1º semestre de 2021, mas a grande distância de 2019

De acordo com o INE, o setor do alojamento turístico registou 1,4 milhões de hóspedes e 3,4 milhões de dormidas em junho de 2021, o que compara com 476,7 mil hóspedes e 1,0 milhões de dormidas em junho de 2020.

Os níveis atingidos em junho de 2021 foram, no entanto, inferiores aos observados em junho de 2019, tendo diminuído 50,1% nos hóspedes e 52,6% nas dormidas, respetivamente. Analisando o total do primeiro semestre do ano, as dormidas registaram uma diminuição de 21,3%, resultante de variações de +23,7% nos residentes e de -50,8% nos não residentes. Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas registaram uma diminuição de 73,4% (-42,3% nos residentes e -85,9% nos não residentes).

Em junho, 25,3% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes. Mais informação aqui

Medidas ahresp

Autarquias devem oferecer testes ou facilitar testagem

Várias autarquias têm sido pioneiras nas políticas intensivas de testagem a moradores, mas também aos profissionais dos nossos setores e algumas disponibilizaram mesmo testagem em horários adequados aos picos da restauração e testes à COVID-19 gratuitos às empresas. Com a continuação de necessidade de testagem para se poder aceder ao interior dos estabelecimentos, a AHRESP apela a que mais sigam o exemplo de ajudar estes setores de atividade, especialmente fustigados pelas medidas de controlo da pandemia.

 

Moratórias Bancárias prorrogadas até 31 de dezembro de 2021

Conforme a AHRESP sempre defendeu, foi pulicada a Lei n.º 50/2021 de 30 de julho, que prorroga as moratórias bancárias desde 1 de outubro até 31 de dezembro de 2021, exclusivamente no que se refere à suspensão do reembolso de capital. As entidades que pretendam beneficiar desta prorrogação suplementar devem comunicar às instituições esse facto, no prazo mínimo de 20 dias anteriores à data de cessação da medida de apoio de que beneficiam.

Não obstante se tratar de uma prorrogação inferior ao que a AHRESP defendeu (30 de junho de 2022), esta medida assume relevante importância no apoio à tesouraria das empresas. Mais informação aqui

 

Mecanismos de contratação controlada e de valorização das profissões

A AHRESP propôs ao Governo um Plano para compensar os efeitos da crise pandémica no Canal HORECA. Este Plano, de aplicação imediata, reúne 10 medidas essenciais em 6 áreas de intervenção – Consumo, Liquidez, Financiamentos, Fiscalidade, Emprego e Qualificação – destinadas a garantir a sobrevivência dos setores mais fustigados pela crise pandémica: o Alojamento Turístico e a Restauração e Similares.

Dada a inatividade das empresas turísticas no último ano, que deslocou trabalhadores para outras atividades económicas, a AHRESP considera que é urgente a criação de mecanismos/plataformas que apoiem e facilitem a contratação de recursos humanos, nomeadamente a contratação controlada de imigrantes. Devem ainda ser apoiadas campanhas de valorização e dignificação das profissões do setor, para que as mesmas se tornem atrativas no mercado de trabalho e de procura de emprego.

Para ter acesso a todas as propostas apresentadas, consulte o site AHRESP.