Boletim Diário AHRESP (BDA 302) – 11.06.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novas regras de desconfinamento em vigor

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, de 9 de junho, que define as regras que irão vigorar na generalidade do território nacional até ao dia 27 de junho. Das novas regras, destaca-se o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares que encerram às 01h00, ficando excluído o acesso ao público para novas admissões a partir das 00h00.

Não obstante, e dada a situação epidemiológica verificada, ficam excluídas da aplicação das novas regras os municípios de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra, onde os estabelecimentos de restauração e similares encerram às 22h30.

A AHRESP disponibiliza aos seus associados informação completa sobre as novas regras. Saiba mais aqui

Nova campanha #Reunite quer reunir o mundo

Uma nova campanha do World Travel & Tourism Council (WTTC) apela aos governos de todos o mundo para recomeçarem as viagens internacionais e reunirem novamente o mundo.

Depois de mais de um ano de confinamento devido à pandemia por COVID-19, a nova campanha ‘Reunite’, que decorre nas redes sociais, destaca a importância que as viagens têm nas pessoas e nos negócios, encorajando os turistas a partilhar com o mundo o impacto positivo que as viagens têm nas suas vidas e no seu bem-estar psicológico. Veja aqui o vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=CuJz4qEKALI

Ferramenta de avaliação de projetos

A nova ferramenta de avaliação de projetos, lançada recentemente pelo IAPMEI, já está disponível para empreendedores e empresas que queiram avaliar e testar a rentabilidade de novos investimentos.

Tendo por base o programa Microsoft Excel, a nova ferramenta apresenta duas versões: exploração a 5 ou a 10 anos. A plataforma é considerada uma poderosa aliada para as empresas e empreendedores, que estejam a estruturar uma ideia de negócio ou um projeto de investimento.

Após o registo dos dados, a ferramenta gera automaticamente resultados, tais como o balanço, avaliação financeira, rácios financeiros e mapas complementares que sustentam a tomada de decisão do investidor, quanto ao potencial do negócio. Veja o vídeo de apresentação da nova ferramenta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=v-cs2vFYNWE

 

7 empresas do Alentejo no Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN)

Foram recentemente assinados em Beja os primeiros contratos no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN).

Segundo comunicado, 7 micro e pequenas empresas do Baixo Alentejo vão investir mais de 860 mil euros, com apoio de 347 mil euros de fundos europeus do Alentejo 2020, na expansão das suas instalações, aquisição de novos equipamentos, diversificação da produção, redução de custos com energia e modernização de processos e serviços prestados, mantendo, em contrapartida, os 65 postos de trabalho.

Estas empresas operam sobretudo nos setores da pastelaria, restauração e turismo. Em todo o país, e no âmbito do PAPN, são já 42 as empresas com projetos aprovados, que totalizam um investimento de 6 milhões de euros apoiado por 2 milhões de euros de fundos europeus dos Programas Operacionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, mantendo ativos os seus 453 postos de trabalho. Saiba mais aqui

Decorhotel entre 21 e 23 de outubro

A Decorhotel – 4ª Feira profissional de projeto, construção, decoração, equipamentos, produtos e serviços para hotelaria decorre este ano entre 21 e 23 de outubro 2021 na FIL, em Lisboa.

As inscrições já estão abertas: clique aqui

 

Turistas consideram viagens sustentáveis vitais

Dados do Booking.com revelam que a pandemia poderá ter tido impacto efetivo a sustentabilidade das viagens e do turismo.

O “2021 Sustainable Travel Report”, que inclui um inquérito realizado a mais de 29 mil turistas de 30 países, revela as seguintes informações:

  • 83% dos turistas internacionais consideram as viagens sustentáveis vitais, sendo que 61% reconheceram que foi a pandemia que os levou a considerar viajar de forma mais sustentável no futuro;
  • Quase metade (49%) consideram no entanto que em 2021 ainda não existe oferta suficiente a este nível, com 53% a admitir a sua impaciência quando os sítios que escolhem para ficar não são sustentáveis (por exemplo, não havendo sítio para reciclar);
  • Três em cada quatro proprietários de alojamento dizem já ter implementado algum tipo de práticas sustentáveis na sua propriedade, mas só 1/3 as comunicaram ativamente aos potenciais clientes;
  • A reciclagem e a redução de desperdício alimentar são os fatores mais importantes para os inquiridos em casa.

Para ajudar a promover a visibilidade das opções sustentáveis, a Booking.com possibilita que se mostrem certificações de sustentabilidade.  Saiba mais aqui

 

OMT distingue aldeias turísticas

A Organização Mundial de Turismo quer encontrar as aldeias mais comprometidas em promover a preservação da sua herança cultural e desenvolvimento sustentável através do turismo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A ação ‘Best Tourism Villages by UNWTO’ pretende destacar os casos em que foi evidente o contributo do Turismo para reduzir as desigualdades regionais e combater a desertificação.

O projeto desenvolve-se em três vertentes: um selo de qualidade; um programa de melhoria para atingir os critérios do selo; e ainda a rede ‘Best Tourism Villages by UNWTO’ Network. Os estados membros da OMT podem apresentar até três aldeias para incluir na iniciativa.

As candidaturas terminam a 31 de julho de 2021, sendo anunciadas em outubro. Saiba mais aqui

 

​​Cidades com turismo inteligente premiadas

Com o objetivo de premiar cidades da União Europeia que desenvolvem práticas exemplares de turismo inteligente, a Comissão Europeia lança​​ uma nova edição do​​ concurso para a atribuição do título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2022.

A iniciativa da União Europeia pretende reconhecer as cidades europeias que têm práticas turísticas inteligentes, inovadoras e sustentáveis.

A iniciativa valoriza as cidades concorrentes nas seguintes áreas:

  • Sustentabilidade;
  • Digitalização;
  • Património Cultural e Criatividade;
  • Acessibilidade.

O concurso está aberto a cidades da UE com uma população de mais de 100.000 habitantes.

Nos países onde nenhuma cidade tenha mais de 100.000 habitantes, a maior cidade é elegível para se candidatar. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Esclarecimentos sobre novas regras de desconfinamento

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, de 9 de junho, que se encontra em vigor desde ontem, 10 de junho, e atendendo a algumas dúvidas que subsistiram face à redação do diploma, a AHRESP colocou ao Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor um conjunto de questões, designadamente quanto ao funcionamento dos estabelecimentos de restauração inseridos em centros comerciais.

Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro AHRESP

Esclarecimentos sobre novas regras de desconfinamento_11062021 737.13 KB
Download

Restrições à circulação em Lisboa

Em fim-de-semana de Santo António, e atendendo às restrições de circulação impostas para a cidade de Lisboa, com especial incidência nos bairros de Alfama, Madragoa, Bairro Alto, Cais do Sodré e Avenida 24 de julho, a vigorar até domingo (13 de junho), vários têm sido os estabelecimentos de restauração confrontados com cancelamentos de reservas previamente agendadas.

Nesta sequência, a AHRESP apela às forças policiais no sentido permitir o acesso pedonal de clientes que se desloquem a estas artérias, com o objetivo de tomar as suas refeições num estabelecimento de restauração.

A AHRESP e os seus Associados estão cientes da necessidade impreterível do cumprimento de todas as normas e regras em vigor e cumprem-nas com o objetivo de evitar que o município de Lisboa agrave a sua situação epidemiológica.

 

Regras para Casamentos, batizados e outros eventos de natureza familiar

Perante a ausência de regras específicas para os casamentos, batizados e outros eventos de natureza familiar, a AHRESP tem estado em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para que sejam publicados os procedimentos que devem ser observados, antes e no decorrer, destes eventos.

A DGS está a preparar um documento para o qual a AHRESP contribuiu com questões e dúvidas que os nossos associados nos foram colocando.

Urge a publicação deste documento, e das respetivas FAQ’s – uma vez que atualmente não existem regras específicas para estes eventos que não sejam aquelas que se aplicam à restauração e bebidas.