Comendador Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP
No âmbito da publicação do INE – Síntese Económica de Conjuntura, apresentam-se as principais conclusões do mês de abril de 2019, em especial aquelas que mais podem afetar os nossos setores de atividade, sendo que a informação apresentada não desagrega diretamente o Turismo nem os setores da Restauração e Alojamento.
De acordo com os dados divulgados pelo INE, a taxa de desemprego entre os 15 e os 74 anos, apresentou uma variação homóloga de +6,7%, ou seja + 0,2 p.p. em relação ao mês de março.
O índice de emprego nos serviços estagnou, apresentando uma variação homóloga de +1,2% em abril, valor igual ao registado no mês anterior.
O indicador de FBCF (Investimento) apresentou uma variação homóloga de +14,0%. De referir que este indicador tem vindo a crescer desde novembro de 2018.
Segundo o INE, a evolução registada no mês de abril deveu-se aos contributos positivos mais expressivos das componentes de máquinas e equipamentos e de material de transporte.
Ficha técnica dos indicadores
Taxa de variação homóloga: A variação homóloga compara o nível do índice entre o mês corrente e o mesmo mês do ano anterior. Permite dar-nos a conhecer a evolução do setor ano após ano.
19 de Dezembro, 2019 @ 3:30 pm – 6:30 pm –
A AHRESP, através de um protocolo com a ASPOC (Associação Portuguesa de Cunicultura), vai realizar ações de formação dedicadas à Carne de Coelho para profissionais de restauração e talhos de todo o país.
10 de Janeiro, 2020 @ 3:30 pm – 6:30 pm –
MELHORES EMPRESÁRIOS | MELHORES NEGÓCIOS: ciclo de workshops gratuitos destinados aos empresários do Turismo que pretendem reforçar as suas competências de gestão, tecnologia e organização do trabalho.
10 de Janeiro, 2020 – 30 de Janeiro, 2020 @ 3:00 pm – 6:00 pm –
Ciclo de Seminários: “O impacto das novas alterações à lei laboral”