Hotel 4.0 Portugal Summit junta especialistas para acelerar a transformação digital da hotelaria

  • Evento inclui conferências sobre tecnologia e sustentabilidade, uma mostra tecnológica e um concurso de ideias
  • Mais de 300 pessoas estão inscritas no Hotel 4.0 Summit, que decorre amanhã, entre as 10h e as 17h, no Porto
  • Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e Marie Audren, diretora da Associação Europeia da Hospitalidade, são oradoras

É no dia 11 de maio a partir das 10 horas, que decorre o Hotel 4.0 Portugal Summit, o evento final do projeto Hotel 4.0, um projeto disruptivo e inovador promovido pela AHRESP e cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa COMPETE e pela União Europeia através do FEDER, que tem como objetivo acelerar a transformação digital e a qualificação do setor do alojamento em direção ao conceito de hotel 4.0.

Em dois anos, o projeto Hotel 4.0 juntou centenas de empresas de Norte a Sul do país, assim como especialistas e decisores nacionais e internacionais, em estudos e análises, ações de sensibilização e debates. Foi dinamizado um think tank, coordenado por Jaime Quesado, do qual resultou um policy paper com ideias para 6 áreas chave de desenvolvimento da hotelaria e do turismo.

O roadshow Hotel 4.0 Talks, que arrancou virtualmente, teve também sessões presenciais em Coimbra, Braga e Évora. Foi ainda lançado um concurso de ideias para estudantes do ensino superior, desafiando cerca de duas dezenas de escolas e universidades a apresentarem soluções inovadoras para acelerar a transformação digital na hotelaria. Os vencedores serão conhecidos no dia 11 de maio.

Durante o Hotel 4.0 Portugal Summit serão também apresentados os resultados finais do estudo ‘Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria portuguesa’, realizado junto de centenas de empresas nacionais. Entre os resultados preliminares, destaque para o baixo investimento digital (80% das empresas investirem menos de 12 mil euros por ano em equipamentos, software e serviços digitais) e o desconhecimento generalizado sobre soluções digitais avançadas que coloquem a oferta mais perto das necessidades do consumidor e permitam serviços inovadores e de maior valor acrescentado.

Mais de 300 pessoas estão já inscritas no Hotel 4.0 Portugal Summit, que acontece no Porto (Alfândega) esta quarta feira entre as 10h e as 17h, e que contará com apresentações de especialistas, decisores, painéis em áreas como Inovação, sustentabilidade, customer experience, assim como uma mostra tecnológica e a apresentação dos vencedores do Concurso de Ideias Hotel 4.0.

Serão oradores Marie Audren, diretora geral da Hotrec – Hospitality Europe; Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que encerrará o evento; Nuno Mangas, Presidente do Compete; Gabriel Coimbra, country manager da IDC; Sofia Santos, docente no ISEG; Fernando Alexandre e Beatriz Casais, professores na Universidade do Minho; Sérgio Guerreiro, do Turismo de Portugal; Marta Salvador, do Nest; Victor Amaral, da Algardata; Manuel Proença, dos Hoti Hotéis; Maria Gouveia, da Room Raccoon; Joana Almeida, do Sheraton Porto Hotel & SPA e Telmo Faria, Rio do Prado.