Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), em parceria com a ForwardKeys, prevê um grande aumento nas reservas globais de voos internacionais, à medida que o turismo internacional recupera. No ano passado, a recuperação do setor foi adiada pelo aumento nos casos da variante Ómicron. No entanto, em 2022, o futuro parece mais positivo, com os viajantes ansiosos por gastar mais em viagens após o levantamento das restrições. Uma das tendências apontadas pelo WTTC para 2022 é a preferência por reservas de última hora. Outra evidência do ressurgimento das viagens está patente nas chegadas à Europa, com um aumento de 350% nas chegadas internacionais no 1.º trimestre de 2022, em comparação com o ano passado. Destinos como Islândia, Grécia, Portugal, Espanha e França evidenciam um forte crescimento, com reservas de viagens um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia. Mais informações aqui
Segundo os dados mais recentes do INE sobre a procura turística dos residentes em Portugal, em 2021 as viagens realizadas pelos residentes diminuíram 28,4% face a 2019 e atingiram um total de 17,5 milhões (+21,6% face a 2020). As viagens nacionais decresceram 22,7% e as viagens ao estrangeiro diminuíram 67,4%, comparativamente ao último ano pré-pandemia. Considerando as viagens realizadas no total do ano de 2021, o motivo “lazer, recreio ou férias” esteve associado a 52,5% do total, correspondendo a 9,2 milhões de viagens. As viagens por motivos “profissionais ou de negócios” sofreram uma quebra significativa, representando apenas 5,6% do total, menos de metade (-50,9%) face ao observado em 2019. A região Centro manteve-se como o principal destino das viagens realizadas em território nacional, concentrando 29,2% do total, seguindo-se a região Norte (22,2% do total). Consulte aqui os dados completos
Continuam os encontros temáticos learn-to-earn do 2.º ciclo do StartUp Boost Powered by Capacitar para Empreender, com sessões agendadas para esta semana, nas quais ainda se pode inscrever. Há já também várias datas marcadas para o mês de maio, que vão percorrer temas como “Cash Flows“, “Critérios de Avaliação de Projetos”, “Comunicação Persuasiva”, “A Gestão de Marketing no contexto de um Novo Negócio”, entre outros. Estes encontros destinam-se a estudantes e empreendedores entre os 18 e os 40 anos, que pretendam criar o próprio emprego/empresa ou com empresa recém-criada, das regiões do Norte, Centro e Alentejo. Mais informação e inscrições aqui. Saiba mais sobre o StartUP Boost Powered by Capacitar para Empreender.
A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas:
Depois de dois anos de interregno, a edição de 2022 dos Prémios AHRESP já superou as expectativas, tendo recebido, até 18 de abril, mais de 400 candidaturas. O evento, que distingue anualmente os Melhores do Ano nos setores da Restauração, Alojamento Turístico e na Promoção Turística, segue agora para a segunda fase: a escolha de cinco finalistas por categoria pelo Comité de Seleção. O evento final de entrega de prémios acontece a 1 de julho, no Pátio da Galé. O elenco de júri do Comité de Seleção que irá eleger os cinco nomeados por categoria foi este ano altamente alargado, sendo no total 28 pessoas. Os nomeados serão conhecidos ainda este mês e ficarão disponíveis posteriormente para votação do público no site premiosahresp.com.pt. Para saber mais, consulte o Site da AHRESP.
É já no próximo dia 11 de maio que decorre o Hotel 4.0 Portugal Summit. O programa deste importante evento, que será o culminar do Projeto Hotel 4.0, cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020 e pela União Europeia através do FEDER, já está disponível.
O evento, que decorre no dia 11 de maio na Alfândega do Porto entre as 10h e as 17h30, visa acelerar a transformação digital da hotelaria e reúne empresas, decisores nacionais e internacionais, escolas, universidades, especialistas, inovadores, que terão como missão criar valor pela utilização de novos modelos e processos que desenvolvam o conceito de hotel do futuro, conjugando sustentabilidade e digitalização, sem esquecer o fator humano.
Veja aqui o programa e faça já a sua inscrição:
Programa