Boletim Diário AHRESP (BDA 508) – 06.04.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

AHRESP disponibiliza formação e consultoria gratuitas

No âmbito do programa Formação-Ação, cofinanciado pelo COMPETE 2020, ao abrigo do Fundo Social Europeu, a AHRESP disponibiliza às empresas da restauração e similares e do alojamento turístico a oportunidade de usufruírem de ações de formação gratuitas para os seus trabalhadores, que são contabilizadas no mínimo de 40 horas anuais de formação obrigatória que a entidade empregadora deve proporcionar aos seus funcionários.

Além da formação, a empresa beneficia ainda de consultoria especializada de acordo com as necessidades específicas de cada entidade. Este programa está disponível para micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo. Caso tenha interesse em saber mais informações, inscreva-se aqui

 

Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços: candidaturas abertas

Ao abrigo do PRR, foi publicado o Aviso n.º 01/C13-i03/2022 – Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços, que permite a obtenção de incentivo a fundo perdido na intensidade de 70% do investimento, até ao limite de 200.000€. Apenas são elegíveis as intervenções que resultem de auditoria energética, conduzida por um Perito Qualificado, no âmbito do Sistema de Certificação de Edifícios, ou hídrica, conforme aplicável, na fase inicial, antes de qualquer intervenção.

Estas auditorias devem possibilitar a identificação de medidas de melhoria e demonstrar que a execução da intervenção proposta conduz a uma redução no consumo de energia ou água face à situação inicial. Em concreto, pretende-se que as medidas a apoiar conduzam, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir para a redução em 20% do consumo de água.

A Viability Business & Financial Advisory, parceiro da AHRESP para o efeito, pode auxiliar na organização e apresentação dos processos de candidatura, que devem ser apresentados ao Fundo Ambiental até 31 de maio de 2022. Para mais informações, contacte os nossos serviços.

 

Vídeo Hotel 4.0 disponível no site da AHRESP 

AHRESP disponibiliza na sua página de Youtube o vídeo do Workshop Hotel 4.0, que decorreu ontem em Évora e debateu os enormes desafios que se colocam às empresas na área na transformação digital. Para aceder e ver o evento completo, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; Pedro Dias, da Turismo do Alentejo; Lurdes Calisto, do PACT; João Rodrigues, da Cyango, Jaime Serra, da Universidade de Évora; Alexandra Palma, do Convento do Espinheiro e Luis Ferreira, da Birds & Trees, clique aqui.

 

Selos de excelência do Franchising atribuídos na Expofranchise

No dia 19 de abril serão atribuídos os Selos de Excelência da Associação Portuguesa de Franchising (APF), que serão concedidos pela primeira vez durante a 25ª edição da Expofranchise. Os Selos de Excelência em Franchising da APF medem o índice de satisfação dos franquiados em relação às suas respetivas marcas franquiadoras e dos colaboradores em relação à gestão da unidade franquiada e são um reconhecimento às empresas que atuam no mercado de franquias em Portugal.

Este prémio é uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquia, por meio da valorização das melhores práticas dos franquiadores e franquiados e do profissionalismo das marcas que atuam no mercado. A Expofranchise decorre entre 19 e 20 de abril. Para saber mais, clique aqui

Calendário de formações AHRESP em abril

A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas para abril:

  • 7 de abril: Serviço de Vinhos, realizada em parceria com a ViniPortugal.

No âmbito do programa Melhores Empresários, Melhores Negócios, da AHRESP e da CTP, as datas e temas são os seguintes:

  • 12 abril: Gestão e Engenharia de Menus
  • 14 de abril: Como reagir a uma inspeção ASAE
  • 19 de abril: Fotografia Gastronómica para Redes Sociais
  • 28 de abril: Como reagir a uma inspeção ACT
  • A partir de 28 de abril: Formação presencial em Primeiros Socorros no Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal, agendada para: abril dia 28, das 15h00 às 18h00 | maio: 2, 3, 5, 6, 10, 11 sempre das 15h-18h e dia 12 das 15h-19h.

 Saiba mais ou faça já a sua inscrição aqui. 

Medidas ahresp

Inscrições abertas para Conferência Mercado de Trabalho no dia 20 de abril no Porto

A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar regularmente. Para contribuir para a minimização da enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP tem vindo a reforçar a discussão deste tema através de várias propostas concretas e iniciativas.

No próximo dia 20 de abril a AHRESP promove a conferência Mercado de Trabalho, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, para debater os problemas concretos. Juntando empresas, especialistas, decisores, mas também estudantes e futuros trabalhadores, este evento pretende debater temas como Práticas no Mercado de Trabalho europeu; Como Atrair e Reter Profissionais; ou Condicionalismos na Contratação. O programa completo está a ser ultimado, e será divulgado brevemente no Site da AHRESP.

Pode, no entanto, fazer a sua pré-inscrição no site da AHRESP. A inscrição é gratuita – clique aqui

 

AHRESP marcou presença na Bolsa de Empregabilidade no Porto

Aconteceu hoje, no Porto, a Bolsa de Empregabilidade do Turismo. A AHRESP esteve presente com o projeto Bolsa de Emprego, cujo objetivo passa por recolher e partilhar Curricula Vitae /informações de eventuais interessados em trabalhar nos nossos setores.

 

Candidaturas aos Prémios AHRESP continuam abertas

As candidaturas aos Prémios AHRESP estão abertas e decorrem até 18 de abril. Podem candidatar-se empresas e empresários que possuam um negócio nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, mas também pode haver nomeações por terceiros. A inscrição deve ser feita no site dos premiosahresp.com.pt até 18 de abril. Depois desta data, todas as inscrições serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por um representante da AHRESP e outras personalidades com conhecimento técnico e experiência nos setores do alojamento, restauração e promoção turística. Este júri seleciona então os 5 finalistas em cada uma das categorias, que passam depois a uma fase posterior de votação online. O evento final de entrega de prémios acontece a 1 de julho no Pátio da Galé, em Lisboa. Mais informações aqui