Boletim Diário AHRESP (BDA 503) – 30.03.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Números diários de casos e óbitos por COVID podem ser consultados no site da DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) passa a disponibilizar o número diário de novo casos e de óbitos por COVID-19 no portal COVID-19. Os dados diários estão disponíveis em ficheiro Excel, enquanto esta doença for considerada uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e podem ser consultados  aqui

 

Alojamento e restauração perdem mais de metade do VAB em 2020

O INE publicou os dados definitivos sobre as Empresas em Portugal 2020, na qual são apresentados os resultados definitivos relativos aos principais indicadores estatísticos da estrutura e evolução do setor empresarial português.

Em 2020, existiam 112.347 empresas de Alojamento e Restauração (-4,8% face a 2019), que empregavam 365.895 pessoas (-8,4%). O volume de negócios ficou-se pelos 9,6 mil milhões de euros em 2020, sofrendo uma queda abruta comparativamente a 2019 (-40,8%), muito superior à quebra nacional (-10,2%).

Foi também no Alojamento e na Restauração que se verificou a maior descida no VAB (-53,9% face a 2019). Saiba mais aqui

 

Nova aplicação da AT para trabalhadores independentes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lançou uma nova aplicação, a ATGo, para os trabalhadores independentes. A app tem como objetivo simplificar o cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes que exercem uma atividade profissional por conta própria sem contabilidade organizada.

A ATGo permite emitir e consultar recibos, faturas e faturas-recibo; consultar os dados da atividade profissional registados na AT; visualizar estatísticas com os principais indicadores da atividade e analisar a evolução dos rendimentos.

Para saber mais sobre esta aplicação, clique aqui

 

Seminário da AHRESP na Tecnipão disponível

Mais de 16 mil visitantes visitaram a Tecnipão & Packaging – Setor Alimentar, que aconteceu pela primeira vez em Lisboa. Durante os dias 27, 28 e 29 de março, a AHRESP participou com um stand e organizou um seminário sobre Padaria e Pastelaria: A emissão foi transmitida em direto na página de Facebook da Tecnipão e da AHRESP e pode ser vista aqui

Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP, deu uma entrevista à publicação oficial da Tecnipão e pode ser consultada aqui

 

Reminder: Hotel 4.0 Talks no dia 5 de abril em Évora

No próximo dia 5 de Abril às 14h30, irá decorrer no Convento do Espinheiro a 4ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, com o tema Turista 4.0 | Hotel do Futuro: Mais Digital, Sustentável e Humano. Nesta sessão aberta ao público, além da interação entre um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar os dados preliminares do estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria Portuguesa no que diz respeito à capacitação digital das empresas do setor turístico.

Contaremos igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá, e do Vice-Presidente da Turismo do Alentejo, ERT  Pedro Dias na sessão de abertura, que apresentam a visão do município e da região de turismo sobre a temática apresentada.

Para ver o programa e inscrever-se, clique aqui

 

Hospitalidade aplaude legislação europeia que limita poder das plataformas digitais de reserva

A HOTREC – a maior associação da hospitalidade europeia, emitiu um comunicado aplaudindo os legisladores europeus por terem chegado a um acordo que levará à “adoção definitiva do Digital Markets Act (DMA)”.

Com este ato, novas regras limitarão o poder das plataformas digitais de reserva que têm um poder “desproporcionado” sobre os seus utilizadores e consumidores.

O presidente do Grupo de Trabalho da Distribuição da Hotrec Markus Luthe afirma: “Ao longo da última década, os hoteleiros suportaram comportamentos inaceitáveis poe OTA [online travel agencies] dominantes, que funcionam numa base de “pegar ou largar”. O acordo atingido dá um sinal objetivo aos gigantes digitais”.

A Diretora Geral da Hotrec Marie Audren – que vai ser a principal oradora da conferência Hotel 4.0 a 11 de maio no Porto -, afirma: “A adoção de DMA dá aos hoteleiros europeus um sinal de esperança depois de dois anos de medidas restritivas. Uma legislação deste tipo na esfera digital foi pedida pelo setor durante vários anos”, complementa.

Os três maiores players entre as agências online são a Booking Holding, Expedia Group e o HRS Group, com um mercado agregado na ordem dos 92%.

Para ler a informação completa, clique aqui

Medidas ahresp

Manual de Negócios nº 44

Já está disponível o Manual e Negócios AHRESP nº 44.

Esta edição é dedicada à participação da AHRESP na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Não perca ainda a cobertura do seminário realizado na Tecnipão; a mensagem do presidente da AHRESP Mário Pereira Gonçalves; o resumo da opinião dos especialistas que participaram nos 6 Think Tanks Hotel 4.0; tudo sobre o novo programa da AHRESP na região de Dão Lafões Best Wine Selection; assim como o resumo dos apoios que ainda estão disponíveis.

 

Candidaturas aos Prémios AHRESP continuam abertas

As candidaturas aos Prémios AHRESP estão abertas e decorrem até 18 de abril. Podem candidatar-se empresas e empresários que possuam um negócio nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, mas também pode haver nomeações por terceiros.

A inscrição deve ser feita no site dos premiosahresp.com.pt até 18 de abril. Depois desta data, todas as inscrições serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por um representante da AHRESP e outras personalidades com conhecimento técnico e experiência nos setores do alojamento, restauração e promoção turística.

Este júri seleciona então os 5 finalistas em cada uma das categorias, que passam depois a uma fase posterior de votação online. O evento final de entrega de prémios acontece a 1 de julho no Pátio da Galé, em Lisboa.